Cerca de 90 alunos do primeiro período do curso de direito de uma faculdade particular de Araguaína (Unitpac) participaram de uma Sessão simulada na Câmara Municipal de Araguaína. 90 alunos que cursam o primeiro período de direito em uma faculdade particular da cidade foram os contemplados.
O objetivo é estender a teoria da prática do processo legislativo, a função do parlamentar e atuação do vereador na Câmara Municipal, na elaboração de projetos e leis, requerimentos, indicação, ofícios, e os trâmites processuais e a competência do vereador
Para vereador Wilson Carvalho essa sessão simulada com os acadêmicos é um complemento prático e indispensável à teoria repassada nas aulas de graduação. “Quanto à importância da visita, julgo que é fundamental para os alunos do Direito, já que o curso é voltado para o conhecimento das leis. Portanto, estou muito feliz em poder proporcionar esse conhecimento aos futuros advogados, ” ressaltou Wilson
Os alunos tiveram, também, a oportunidade de conhecer as dependências da Câmara, além de debater sobre as funções do Legislativo.
Quem também participou da Sessão Simulada como vereador foi o professor e advogado Wesley Cunha, que é professor da turma e fez questão de viver na prática a mesma experiência dos alunos.
Além do aspecto didático, o professor e coordenador do curso, Marcos Reis enfatizou que a visita desperta nos alunos o interesse pelo exercício da cidadania. “É uma oportunidade única para que reflitam sobre os problemas da realidade municipal e explorem novos talentos, novas habilidades e até mesmo novas vocações que não são exploradas nas aulas teóricas. Sempre me surpreendem alunos que, no dia a dia da sala de aula, são pouco participativos e introvertidos e que, ao participarem da simulação, fazendo as vezes de vereadores, demonstram uma desenvoltura e um entusiasmo inéditos”, afirmou.