Na semana do Dia do Doador de Sangue, a Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON/HRA) e o Hemocentro de Araguaína, se uniram para alertar a população sobre a importância do ato de amor que pode salvar vidas: a doação de todas as tipagens sanguíneas. A ação ocorreu na terça-feira, 26, no hall dos consultórios da unidade de tratamento oncológico.
“A doação de sangue e o cadastro para doação de medula óssea são gestos que salvam vidas. O sangue doado pode ajudar pacientes em tratamentos, cirurgias ou emergências. Já o cadastro para medula óssea oferece esperança a quem precisa de um transplante, especialmente pacientes com leucemia e outras doenças graves. O processo é simples e seguro. Ao doar, você se torna parte de uma rede de solidariedade, essencial para quem luta pela vida”, disse o supervisor da UNACON, Euclides Bonamigo.
A enfermeira do Centro de Captação – Hemocentro de Araguaína, Magna Bueno destacou que “a ideia é que os acompanhantes de pacientes da Unacon e até mesmo os pacientes possam contribuir, transmitindo essas orientações para os familiares para que os familiares possam estar ajudando, estar fazendo a doação regularmente, porque a partir do momento que o nosso estoque está abastecido, não tem necessidade de nenhum paciente estar procurando sangue caso precise, as presas, nas empresas, nos órgãos públicos”.
Para a moradora de Augustinópolis, Lúcia Gonçalves, “a palestra interessante. Com certeza irá incentivar as pessoas a doar, porque há muita falta de sangue, no município que eu moro mesmo, sempre falta. Foram muito válidas todas as orientações”.
O Hemocentro de Araguaína abastece 57 municípios que compreendem a macrorregião Norte do Estado.
Gláucia Mendes/Governo do Tocantins
(SECOM)