
O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcello Lelis, participou na manhã desta sexta-feira, 25, do lançamento oficial do projeto Tocantins Amigo do Pet. A iniciativa marca o início de uma série de ações voltadas ao bem-estar animal em diferentes regiões do estado. O evento contou com a presença da deputada estadual Claudia Lelis, do colega Eduardo Fortes, de autoridades municipais e foi conduzido pela primeira-dama do Tocantins e secretária extraordinária de Participações Sociais, Karynne Sotero.
A cidade de Aliança do Tocantins foi escolhida como município piloto para receber o projeto. Até domingo, a população poderá participar de uma programação especial, que inclui castrações gratuitas e feira de adoção, com orientações sobre guarda responsável. Durante o período, a clínica veterinária itinerante estará disponível para atender gratuitamente tutores da região e realizar procedimentos em animais em situação de rua, contribuindo para o controle populacional.
A primeira-dama Karynne Sotero destacou a importância da iniciativa, que será expandida para todo o estado.“Muitos animais sofrem maus-tratos, e queremos transformar essa realidade. Nosso objetivo é fazer do Tocantins um exemplo nacional na proteção e cuidado com os pets”, afirmou.
Ao relembrar da política que a secretaria desenvolve voltada à causa animal e que, também estará à frente da execução do projeto, o secretário Marcello Lelis elogiou a iniciativa, destacando que está é mais uma ação da Rede Cuidar que foi lançada pela primeira-dama Karynne Sotero.
“Tenho certeza que este programa vai trazer muitos benefícios para a população do Tocantins porque quando estamos falando em castração de animais e da retirada dos animais de rua, estamos reduzindo doenças e favorecendo a saúde da população”, afirmou.
A ação integra as atividades do Abril Laranja, mês dedicado à conscientização sobre a prevenção da crueldade contra os animais, e conta com o apoio da deputada Claudia Lelis, autora da emenda parlamentar que garantiu os recursos para a execução do projeto. “Estamos dando o primeiro passo de uma iniciativa que vai transformar a história da causa animal no Tocantins”, destacou a parlamentar.
O prefeito de Aliança, Elves Guimarães, agradeceu pela escolha do município como ponto de partida do projeto. “Hoje, quase 90% dos lares têm um pet. Agradecemos à primeira-dama Karynne Sotero e ao governador Wanderlei Barbosa por trazerem este projeto para a nossa cidade”, comemorou.
Fábia Lázaro / Governo do Tocantins
(SECOM)


