Tornar documentos de teor eleitoral mais acessíveis a seus diversos públicos. Com este objetivo o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) e o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) firmaram parceria para executar a versão piloto do projeto Combo Rede SimplesTOC Express, que se alinha às ações previstas no Termo de Cooperação Nº 9/2024, assinado pelo TRE-TO, no último dia 22 de maio.
O TRE-TO é a primeira instituição a receber o Combo Rede SimplesTOC Express, por isso será um projeto piloto, e já na última quinta-feira (23/5), representantes de ambas instituições participaram de uma reunião de alinhamento para discutir a iniciativa.
Desenvolvido pelo Centro de Inovação do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) – Inovassol, o projeto faz parte do Programa SimplesTOC, e visa à oferta de oficinas formativas para que se tornem multiplicadoras da técnica de tradução de linguagem simples, e ferramentas adaptáveis para simplificação de documentos para instituições parceiras.
O objetivo é a colaboração interinstitucional para difundir a linguagem simples e a comunicação clara entre as instituições parceiras. Com a assinatura do termo de cooperação da Rede SimplesTOC, o projeto Combo Rede SimplesTOC Express surge como uma iniciativa para auxiliar as parceiras, capacitando alguns de seus servidores para que se tornem multiplicadores e fornecendo modelos de ferramentas adaptáveis às instituições aderentes, visando simplificar documentos e a customizar o toolkit de acordo com as necessidades específicas de cada parceiro, disse a cogestora do programa SimplesTOC, Roberta Maciel.
Parceria com TRE-TO
Conforme alinhamento proposto no encontro, até o dia 15/6 será aplicado um formulário, de forma colaborativa, com servidores do TRE-TO para que os dados coletados sirvam como um balizador, trazendo diretrizes para a realização da oficina de simplificação de documentos e customização de toolkit (caixa de ferramentas).
A oficina será ministrada pela equipe do Inovassol e está prevista para ser realizada até 30 de julho para servidores(as) e magistrados(as).
Rede Estadual SimplesTOC
A parceria entre as instituições é regida pela Meta 9 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e pactuada no Termo de Cooperação Técnica Nº 9/2024 que celebram entre o Tribunal de Justiça do Tocantins, Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins e demais órgãos do Sistema de Justiça, a Rede Estadual SimplesTOC.
A proposta da Rede é ofertar oficinas que utilizem a caixa de ferramentas co-criada por agentes de linguagem simples durante a formação de agentes de linguagem simples do Programa SimplesTOC, e da apresentação e aplicação das técnicas de simplificação em documentos de interesse mútuo e, ainda, será oportunizar a customização do toolkit para a realidade de cada instituição capacitada.
Presenças
Participaram ainda da reunião, a servidora Kamilla Sousa Prado, representando a presidente do Comitê Gestor de Inovação, vice-presidente do TJTO, desembargadora Ângela Prudente; analista de Comunicação, Bruno Vieira de Melo Aguiar; assessora de 1º Grau, Viviane de Moura Fragoso; assessor Técnico, André Vinicius D´i Oliveira Gomes; coordenador do Núcleo do Laboratório de Inovação (LAB-IN) do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), juiz Alexsander Ogawa da Silva Ribeiro; supervisor de gabinete da Coordenadoria de Educação e Desenvolvimento (Coede/TRE-TO), Dourival Alves dos Reis Filho; chefe da Seção de Voto Informatizado e Urnas Eletrônicas (Sevue), Eduardo Koelln.