Debater o sistema penitenciário e elaborar propostas de aperfeiçoamento desse segmento da justiça estão entre os objetivos do IV Fórum Nacional de Execução Penal (Fonavep), que será realizado nos dias 14 e 15 de março, em Foz do Iguaçu (PR). O Fórum contará com as presenças do ministro Luis Felipe Salomão, corregedor nacional de Justiça, e do desembargador Mauro Martins, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ).
O evento é uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com a Associação de Magistrados do Paraná (Amapar), o Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) e a Escola de Magistratura do Paraná (Emap). As propostas elaboradas no Fórum serão levadas ao CNJ, Tribunais de Justiça, Ministério da Justiça e governos estaduais.
Durante os dois dias de eventos, serão debatidos os seguintes temas: “Caminhos do Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas (DMF)”, “Relações entre o Executivo e o Judiciário na execução penal”, “Política antimanicomial”, “Crime organizado nas prisões”, “Execução penal nos crimes de violência doméstica”, “Execução penal nos crimes de trânsito” e “Execução penal nos crimes militares”. (Com informações da AMB)