
Sob a bênção de Dom José Moreira, Bispo de Porto Nacional, começou a mais uma edição do “Turismo na Estrada”, uma iniciativa do Governo do Tocantins para impulsionar o setor. Gestores de oito municípios participaram da abertura nesta quinta-feira, 10, no auditório da Universidade Federal do Tocantins, unindo esforços para potencializar as riquezas naturais e culturais da região.
Hercy Filho, secretário estadual do Turismo, destacou a importância histórica de Porto Nacional e ressaltou a proposta de transformar a cultura e natureza únicas do Tocantins em ativos poderosos e reconhecidos. “Nós, gestores, também precisamos entender a importância e a força do turismo”, disse.
O gestor também anunciou a participação do Tocantins na ExpoCatólica, em julho, com a intenção de criar uma rota religiosa e fazer do turismo um grande ativo. “Com a atuação do governador Wanderlei Barbosa, o governo está presente nas principais manifestações religiosas do Tocantins”, completou.
Colaboração e crescimento
O prefeito de Porto Nacional, Ronivon Maciel, elogiou o atual momento ao setor: “Estamos vivendo um período promissor, graças à gestão estadual”. Também reforçou a necessidade de colaboração para atingir resultados sustentáveis. Ele acredita que, “juntos, é possível fortalecer o turismo com responsabilidade.”
O prefeito de Paraíso do Tocantins, Celso Morais, também esteve na abertura e enfatizou o turismo como motor de desenvolvimento econômico. “É uma oportunidade para gerar emprego e renda”, afirmou, destacando eventos como a Semana Santa na Serra do Estrondo como diferenciais regionais.
Conexões e parcerias
Patrícia Nascimento, diretora de Meio Ambiente e Turismo de Paraíso e presidente da Instância de Governança (IGR) da Região das Serras e Lago, falou sobre o fortalecimento dos municípios e a parceria produtiva com a Secretaria de Turismo na transformação do setor.
O primeiro dia do evento também contou com apresentações técnicas, distribuição de um questionário sobre as ações desenvolvidas por cada município e visitas turísticas, reforçando o comprometimento do Tocantins com um futuro sustentável e inovador para o turismo estadual.


Seleucia Fontes /Governo do Tocantins
(SECOM)


