Presidente do Ibraop realiza visita técnica ao Tribunal de Contas do Tocantins
10 Visualizações
Publicado: 26 de agosto de 2024 – Última Alteração: 26 de agosto de 2024
Adriana Portugal conhece laboratório de auditoria e se reúne com presidente e engenheiros do TCETO
Nesta segunda-feira, 26 de agosto, a presidente do Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (Ibraop), Adriana Portugal, acompanhada do vice-presidente Anderson Rolim, realizou uma visita técnica ao Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCETO). A agenda incluiu visitas ao laboratório utilizado pelo TCE em parceria com o Instituto Federal do Tocantins (IFTO), além de reuniões com a presidência do tribunal e uma sessão técnica com engenheiros da Coordenadoria de Análise de Atos, Contratos e Fiscalização de Obras e Serviços de Engenharia (Caeng).
A visita teve início pela manhã nos laboratórios do IFTO, onde o TCE utiliza equipamentos para auditorias e inspeções. Adriana Portugal e Anderson Rolim foram recebidos pelo auditor de controle externo e coordenador da Caeng, Eduardo Valim, além de Joselito Macedo, auditor do TCE e membro do Conselho Deliberativo do Ibraop, e Noemi Barreto, diretora do IFTO campus Palmas. Durante a visita, Portugal destacou a importância das parcerias para a realização de auditorias mais eficazes, ressaltando a troca de conhecimento entre auditores e alunos como um benefício significativo para a sociedade.
Ainda pela manhã, os representantes do Ibraop se reuniram com o presidente do TCETO, conselheiro André Luiz de Matos Gonçalves, com o diretor-geral de Controle Externo, Dênis Luciano Pereira Araújo, com o coordenador da Caeng, Eduardo Valim, e os auditores Joselito Macedo e José Ribamar Maia Júnior, onde conversaram sobre os avanços na auditoria de obras públicas. O conselheiro destacou o projeto “Mãos à Obra”, que busca retomar obras paradas na educação infantil em parceria com o FNDE, Ageto e IFTO, e reiterou o compromisso do tribunal em fortalecer a cooperação com o Ibraop.
A agenda do dia foi concluída com uma reunião técnica envolvendo os engenheiros e servidores que atuam na Caeng. Nessa reunião, discutiram-se estratégias para auditorias rodoviárias, gestão de obras paralisadas, garantias quinquenais e a utilização dos resultados dos ensaios dos laboratórios nas fiscalizações.
Eduardo Valim ressaltou a importância da visita do Ibraop para compartilhar boas práticas e mostrar como o TCETO está aplicando as orientações técnicas do instituto, contribuindo para a melhoria e eficiência das auditorias de obras públicas. “Ao mostrar como aplicamos as orientações técnicas do Ibraop em nossas fiscalizações, contribuímos para o fortalecimento da fiscalização de obras públicas em todo o país. Essa troca de experiências é essencial”.
Adriana Portugal destacou que a visita não apenas reforça a parceria existente, mas também oferece uma oportunidade valiosa para apresentar o trabalho do Ibraop, compartilhar experiências entre os tribunais de contas e promover um aprimoramento contínuo das práticas de auditoria em nível nacional. “Fiquei muito satisfeita em conhecer as estratégias do Tribunal para beneficiar as obras públicas. A parceria com o Instituto Federal tem sido fundamental, agregando conhecimento tanto para os auditores quanto para os alunos. É inspirador ver essa troca de conhecimentos em prol da sociedade”, afirmou Adriana.
A presidente do Ibraop ainda completou: “Estar aqui no Tribunal é uma grande oportunidade de fortalecer a parceria que já temos e de apresentar o trabalho do Ibraop. Nosso objetivo é sempre produzir materiais técnicos que melhorem a eficiência na auditoria de obras públicas, beneficiando todos os tribunais afiliados no Brasil.”