
A Prefeitura de Bandeirantes promoveu, no dia 12 de março, na Câmara de Vereadores, a primeira reunião do Conselho Municipal de Meio Ambiente. O encontro teve como objetivo alinhar estratégias entre secretarias e entidades parceiras para fortalecer as ações ambientais e melhorar a posição do município no ICMS Ecológico.
A reunião contou com a presença da secretária de Meio Ambiente, Joalicy de Aquino; do secretário de Agricultura, Fagner Benvindo; da secretária de Saúde, Oneida Ramos; do engenheiro ambiental, Yuri Rodrigues; do engenheiro civil, Ritchie Ferreira; além de representantes das secretarias municipais e dos vereadores Iranildo e Inácio.
O engenheiro ambiental, Yuri Rodrigues, apresentou os principais pontos da reunião, destacando a necessidade de aprimorar as ações ambientais e a contribuição de cada secretaria e entidade envolvida. Ficou decidido que qualquer ação relacionada ao meio ambiente deverá ser previamente comunicada à Secretaria de Meio Ambiente. Além disso, será elaborado um plano de trabalho anual, reunindo todas as iniciativas ambientais do município.
Atualmente, Bandeirantes ocupa a 32ª posição no ranking do ICMS Ecológico. Para avançar nessa classificação, é necessário aprimorar diversos critérios avaliados, como políticas ambientais, controle e combate a queimadas, saneamento básico e conservação do solo.
Até o dia 15 de março, uma força-tarefa será realizada junto às secretarias municipais para otimizar as ações já executadas em 2024. Após essa etapa, uma nova reunião do conselho será promovida para aprovação do plano de trabalho, visando à melhoria dos índices ambientais do município.
Durante o encontro, foram discutidas todas as ações previstas na cartilha do ICMS Ecológico, abrangendo áreas como saúde, educação, infraestrutura, agricultura, sociedade civil e defesa civil.
No momento, a prioridade da Secretaria de Meio Ambiente é organizar sua estrutura interna para, posteriormente, implementar ações que demandem maiores investimentos e parcerias.
A população pode contribuir com as iniciativas ambientais comunicando problemas diretamente à Secretaria de Meio Ambiente ou participando por meio dos representantes do Conselho Municipal de Meio Ambiente.
Com planejamento e cooperação entre secretarias e sociedade civil, Bandeirantes busca avançar na preservação ambiental e fortalecer sua posição no ICMS Ecológico, garantindo benefícios para toda a comunidade.
Secom – Ulisses Holanda







