Membros e servidores do MPTO participaram, na quinta-feira, 15, em Araguaína, de um dia de atividades em busca do fortalecimento das ações de conscientização pelo fim da violência contra a mulher.
A programação incluiu o I Fórum Agosto Lilás e a roda de conversa Maria nas Comunidades, ambas as atividades realizadas pela manhã, no Fórum da comarca. À tarde, a 2ª Caminhada Agosto Lilás finalizou o dia de mobilização com centenas de pessoas percorrendo o trajeto entre o Complexo Poliesportivo Pedro Quaresma e a Via Lago.
Por parte do MPTO, estiveram presentes os promotores de Justiça Leonardo Gouveia Olhê Blanck, Matheus Eurico Borges Carneiro, Jeniffer Medrado Ribeiro Siqueira e Kamilla Naiser Lima Filipowitz, além de diversos servidores.
Também participaram dos eventos estudantes, representantes da sociedade civil e de diversos órgãos e instituições públicas.
O promotor de Justiça Matheus Eurico, em exercício na 11ª Promotoria de Justiça de Araguaína (que atua perante a Vara de Violência Contra a Mulher) ressaltou a relevância do evento e a importante participação do Ministério Público, destacando a necessidade de interseccionalidade de tratamento do tema com comunicação entre os órgãos, visando a efetividade no combate à misoginia, ao machismo e à violência contra a mulher.