
No dia 15 de março, o Pronto Atendimento Infantil de Araguaína (PAI) celebrou três anos de funcionamento, consolidando-se como um dos principais serviços de saúde pediátrica do Tocantins. Para marcar a data, a equipe da unidade participou de um encontro especial na última sexta-feira, 14, destacando a dedicação dos profissionais que atuam no local.
Durante a celebração, o prefeito Wagner Rodrigues ressaltou a relevância do PAI para todo o Estado. “Hoje, podemos dizer que são três anos de muito atendimento e dedicação às crianças de Araguaína e de toda a região, que vêm até aqui em busca de cuidados. O PAI é um marco para o Tocantins e para o Brasil. Parabéns ao Pronto Atendimento Infantil e a todos os colaboradores e profissionais que fazem dele referência em pediatria no Estado”.
Histórico de atendimentos
Desde sua inauguração, a unidade já contabilizou mais de 126 mil atendimentos entre consultas pediátricas, clínicas médicas, assistência social e enfermaria. Somente em 2024, foram registrados 46.419 atendimentos. Entre março e dezembro de 2022 e em todo ano de 2023, foram 72.820 atendimentos.
Na realização de exames, o PAI também mostrou sua importância e relevância, com 18.856 procedimentos realizados entre março de 2022 e dezembro de 2024.
“Esse é um serviço de qualidade que o município oferece em pediatria. Nosso compromisso é garantir uma saúde de excelência para a população, com o PAI sendo a principal referência em pediatria no Tocantins”, pontuou Ana Paula Abadia, secretária municipal da Saúde.
Estrutura especializada
O Pronto Atendimento Infantil é a única unidade pública do Tocantins especializada exclusivamente em urgência e emergência pediátrica, atendendo crianças de Araguaína e região. A gestão é compartilhada com o Instituto Saúde e Cidadania (ISAC) e é custeada integralmente pela Prefeitura. A estrutura conta com três consultórios médicos, estrutura para saúde digital com a Telemedicina e capacidade para atender até 150 pacientes por dia, podendo chegar a 270 em períodos de alta demanda.
A unidade possui nove leitos distribuídos entre a ala vermelha e amarela, duas recepções, farmácia, sete salas para classificação de risco, espaços para serviço social, triagem, nebulização com medicação, pequenos procedimentos, raio-x, laboratório, salas administrativas, copa, refeitório e banheiros.
Com uma equipe composta por mais de 100 profissionais, entre médicos, enfermeiros, assistentes sociais, farmacêuticos, nutricionistas, técnicos e equipe administrativa, o PAI também é referência pelo atendimento humanizado e eficiente.
“O PAI é referência em qualidade e cuidado ao paciente. Contamos com uma unidade moderna, que oferece conforto, comodidade e uma equipe preparada para atender a cada pai, mãe e, principalmente, cada criança. Aqui cuidamos não apenas da saúde física, mas também do bem-estar emocional de quem passa por nós”, destacou Samantha Vitorino Coelho, diretora administrativa do PAI.
Wagner Rodrigues, prefeito de Araguaína
Ana Paula Abadia, secretária municipal da Saúde
Samantha Vitorino Coelho, diretora administrativa do PAI
Secom Araguaína


