Atendimento itinerante teve início na última quinta-feira, 17, e segue até sexta-feira, 25, com o Dia “D”, no Parque Cimba
Para realizar os exames, as interessadas devem comparecer a uma das UBSs beneficiadas pela ação, levando duas cópias do RG, do Cartão SUS e um comprovante de endereço
Desde o dia 17 de outubro, a Carreta da Saúde da Mulher iniciou atendimentos gratuitos em diversos bairros de Araguaína. As mulheres podem realizar exames preventivos de mamografia e Papanicolau, essenciais para a detecção precoce dos cânceres que mais afetam o público feminino: mama de colo de útero. A ação é uma parceria da Prefeitura de Araguaína com o Hospital do Amor.
Nos primeiros dois dias de atendimento, a UBS (Unidade Básica de Saúde) Dr. Dantas, do Setor Costa Esmeralda, recebeu a carreta e acolheu as mulheres do setor e bairros vizinhos.
A auxiliar administrativa Maria Lúcia Pereira aproveitou o atendimento perto de casa e ressaltou sua gratidão pela oportunidade de fazer o exame. “É muito importante que as mulheres realizem a mamografia e o Papanicolau, pois o câncer é uma doença silenciosa. Essa é uma oportunidade que nós temos que abraçar. Já é a segunda vez que participo da ação da Carreta de Saúde da Mulher e tenho expectativas e pensamentos positivos”, afirmou.
Cuidar de si
Para realizar os exames, as interessadas devem comparecer a uma das unidades contempladas pela ação levando duas cópias do RG, do Cartão SUS e um comprovante de endereço.
Ana Paula Abadia, secretária da Saúde de Araguaína, ressalta a importância dos exames preventivos. “Comparecer nos locais beneficiados pela carreta é um ato de amor. Fazer os exames de prevenção é o primeiro passo para o diagnóstico, que é tão importante e pode salvar vidas. Essa é uma oportunidade para contribuir com o cuidado da saúde das mulheres araguainenses”, disse a secretária.
Próximos atendimentos
Nesta segunda e terça-feira, 21 e 22, o atendimento será na UBS Manoel Maria, no Setor Cimba, abrangendo a setores próximos, como o Araguaína Sul, Maracanã e Universitário.
Na quarta e quinta-feira, 23 e 24, a carreta segue para a UBS Dr. Francisco, na Vila Aliança, com disponibilidade de atendimento às moradoras dos bairros Senador, Santa Helena, Tecnorte, Urbano e outros.
Já no dia 25, haverá o Dia D Rosa no Parque Cimba, a partir das 17 horas, com uma série de serviços ofertados às mulheres, além do atendimento da Carreta da Saúde.
Público-alvo e cronograma de atendimentos
A mamografia é recomendada uma vez por ano para mulheres entre 40 e 49 anos, e duas vezes para quem tem entre 50 e 69 anos, sendo importante não usar desodorante no dia do exame. Já o Papanicolau é indicado para todas as mulheres entre 25 e 64 anos.
Cronograma de Atendimento
Dia 21 (13h) e dia 22 (8h): UBS Manoel Maria, no Setor Cimba
Dia 23 (13h) e dia 24 (8h): UBS Dr. Francisco, na Vila Aliança
Dia 25 (17h): Participação no Dia D, no Parque Cimba
Hospital de Amor em Araguaína
As mulheres que não puderem comparecer aos locais de atendimento até o dia 25 podem visitar a unidade fixa do Hospital de Amor no Instituto de Prevenção, conhecido como Clínica da Mulher de Araguaína, localizada na Rua Colinas, nº 768, no Setor Vila Norte. O atendimento pode ser agendado pelo telefone 3413-6000, disponível também via WhatsApp.
Importância da Prevenção
Os exames preventivos são fundamentais para a saúde das mulheres, permitindo a detecção precoce de doenças e aumentando as chances de cura. De acordo com Bruna Costa de Lucena, enfermeira do Hospital do Amor, a procura pelos serviços está alta, refletindo a necessidade de conscientização e autocuidado entre a população feminina.
“Fazemos esse convite para todas as mulheres de Araguaína, porque é importante detectar um câncer quando ainda está no começo, principalmente para a população que não possui fácil acesso a esses exames”, ressalta a enfermeira.
“Essa é uma oportunidade que nós temos que abraçar. Já é a segunda vez que participo da ação da Carreta de Saúde da Mulher e tenho expectativas e pensamentos positivos”, afirmou a paciente Maria Lúcia Pereira
“Fazemos esse convite para todas as mulheres de Araguaína, porque é importante detectar um câncer quando ainda está no começo, principalmente para a população que não possui fácil acesso a esses exames”, ressalta a enfermeira.
Ascom Araguaína