O Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Palmas iniciou o ano com o curso “Informática para o Trabalho” para jovens em cumprimento de medida, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e o Ministério Público do Trabalho (MPT).
Os cursos ocorrem desde abril de 2022 por meio do Projeto Nova Oportunidade que tem por objetivo, desenvolver ações educacionais de qualificação profissional que promovam o resgate do exército da cidadania, valorização pessoal e profissional.
A agente especialista – pedagoga, Ariadna Gomes, falou que o “curso teve boa aceitação dos adolescentes e com resultados positivos. A parceria entre o Sistema Socioeducativo e o Senac na promoção do direito à profissionalização desses jovens tem sido fundamental na ampliação de oportunidades e na efetivação do processo socioeducativo”.
Projeto Nova Oportunidade
As turmas têm 10 adolescentes, com aulas às terças e quintas-feiras no contra turno escolar dos internos e aos sábados, divididas em eixos que totalizam 165 horas cada, contemplando:
a) Formatação de Computadores: Informática para o trabalho (60h); Formatação de computadores (60h); e Jornada da superação (45h).
b) Serigrafia: Introdução à informática (60h); CorelDraw (40h); Técnicas básicas de serigrafia (60h); e Jornada da superação (45h).
c) Pintura e Texturização de Paredes: Informática para o trabalho (60h); Técnicas básicas de pintura e texturização de paredes (60h); e Jornada da superação (45h).
d) Aplicação de Revestimento Cerâmico: Informática para o trabalho (60h); Técnicas para aplicação de revestimento cerâmico (60h); e Jornada da superação (45h).
e) Artesanato com Pneus: Informática para o trabalho (60h); Artesanato com pneus (60h); e Jornada da Superação (45h).
Por Márcia Rosa/Governo do Tocantins
(SECOM)