
Um homem de iniciais R.D.S., de 47 anos, julgado e condenado por ter matado a ex-companheira, no ano de 2016, no Estado do Piauí, foi preso no final da manhã desta segunda-feira, 7, durante ação deflagrada por policiais civis da 5ª Delegacia de Palmas.
O delegado-chefe da 5ª DP, Gilberto Oliveira, explica que a prisão do indivíduo foi realizada no setor Bela Vista, região Sul da Capital, em cumprimento a mandado de prisão, oriundo da Vara Criminal da Comarca de Bom Jesus (PI), após compartilhamento de informações com a Polícia Civil do Estado vizinho.
O crime
O crime ocorreu na manhã do dia 7 de julho de 2016, quando Ivanete de Carvalho Costa foi encontrada morta em sua própria casa, com uma corda enrolada em seu pescoço e presa na cabeceira da cama, na cidade de Redenção do Gurguéia. No entanto, os exames periciais revelaram que na verdade, Ivanete não teria se enforcado, mas sim, teria sido vítima de estrangulamento.
As investigações revelaram que o ex-companheiro, inconformado com o fim do relacionamento, teria sido o autor do crime. Para tentar fazer parecer que a mulher tinha se suicidado, R.D.S. teria forjado a cena do crime, para dar a entender que Ivanete teria se enforcado, quando na verdade, ela foi estrangulada até a morte.
Desse modo, o homem foi julgado em março de 2025 e condenado a uma pena de 16 anos e seis meses de prisão, por homicídio qualificado, por feminicídio. Porém, o homem já tinha fugido para o Tocantins.
Após compartilhamento de informações, na manhã desta segunda, os policiais civis conseguiram encontrar o paradeiro do homem e efetuar sua prisão. Ele foi conduzido até a sede da 5ª DP e após a realização das providências legais cabíveis, foi encaminhado à Unidade Penal de Palmas, onde ficará à disposição do Poder Judiciário do Piauí.
O delegado Gilberto destaca que a localização e captura do indivíduo é de extrema importância, pois ele foi julgado e condenado por um crime gravíssimo. “As equipes de investigadores da 5ª DP estão sempre atentas e vigilantes no sentido de desvendar todo e qualquer tipo de crime e também, localizar foragidos da justiça que estejam em liberdade em nossa capital, como foi o caso desse homem hoje, que agora preso, deverá iniciar o cumprimento da pena a qual foi condenado”, frisou.
Rogério de Oliveira/Governo do Tocantins
(SECOM)


