O Hospital Geral de Palmas (HGP) realizou na terça-feira ,12, uma palestra com o tema ‘Comunicação Assertiva: desenvolvendo habilidades para um diálogo respeitoso e eficaz’, voltado para os servidores da unidade. O objetivo do evento coordenado pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) foi abordar a importância do diálogo eficiente no ambiente de trabalho e na melhoria dos cuidados de saúde hospitalares.
Segundo a servidora do NEP, Morgana Paranaguá, “a iniciativa visa criar um ambiente de trabalho mais colaborativo, baseado no diálogo claro e eficiente, ao mesmo tempo em que aprimora a experiência dos usuários que buscam atendimento de qualidade no HGP”.
A psicóloga Rosivania Tosta, que foi a mediadora do evento, explicou que “a comunicação assertiva é considerada uma das principais competências de um profissional de sucesso, é aquela que consegue passar as informações com clareza, dinâmica e respeito, obtendo o retorno esperado. Esta capacidade demonstra a inteligência social daquele que comunica”.
“Quando a comunicação entre os profissionais de saúde, pacientes e suas famílias é clara, precisa e eficaz, todos os envolvidos se beneficiam. A comunicação assertiva hospitalar busca garantir que as informações sejam transmitidas de forma adequada, evitando mal-entendidos, erros e melhorando a qualidade da assistência prestada”, destacou a psicóloga.
Para a servidora Milena Aires de Oliveira, que participou da palestra, “a pauta é importante para todos os servidores, pois erros de comunicação podem levar a consequências graves, como medicação errada, procedimentos incorretos ou até mesmo diagnósticos equivocados. Você é responsável não só pelo que você fala, mas também pelo que o outro entende”.
Ellayne Czuryto/Governo do Tocantins
(SECOM)