O Grupo de Operações Táticas Especiais (Gote) promoveu nessa quarta-feira, 27, um treinamento de alinhamento e padronização de procedimentos técnico-operacionais. A ação envolveu atividades como progressão em áreas de risco, emboscada, contra-emboscada, tiros estacionários com ameaça dinâmica e treinamento físico equipado, reforçando a capacitação dos integrantes para situações de alto risco.
A progressão em áreas de risco destacou a utilização de proteções balísticas improvisadas, como postes de iluminação, em ambientes de risco. Já a instrução de emboscada e contra-emboscada preparou a equipe para reagir de forma rápida e eficaz em caso de ataques durante deslocamentos. O treinamento de tiro estacionário abrangeu técnicas fundamentais para o uso de armas em ambientes amplos e confinados, com tiros de precisão e instintivos. Por fim, o treinamento físico equipado explorou a capacidade de resistência dos policiais, garantindo que estejam aptos a atuar em qualquer tipo de terreno.
O coordenador do Gote, Ariston Ribeiro de Araújo, que ministrou o treinamento, destacou a relevância das técnicas abordadas. Segundo ele, esses treinamentos são essenciais para que os policiais atuem com maior segurança, protegendo suas vidas e garantindo o bem-estar da sociedade.“A realização de treinamentos como este reforça a dedicação do Gote em manter a excelência operacional, garantindo a segurança dos policiais envolvidos e da população tocantinense”, pontuou.
O delegado-geral da Polícia Civil, Claudemir Luiz Ferreira, ressaltou a importância do treinamento do grupo para a Polícia Civil do Tocantins, principalmente na atuação em operações de alta complexidade. “Com mais de 20 anos de história, o Gote tem sido fundamental no suporte às delegacias do Estado, atuando em demandas de alto risco em todas as regiões. O grupo se destaca por sua eficiência e compromisso, operando com baixa letalidade e alto índice de sucesso em suas missões”, destacou.
Larissa Mendes
(SECOM)