Depois da etapa de 12 a 14 anos, agora é a vez dos estudantes com idade entre 15 e 17 anos disputarem as finais dos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets). Esta é a 33ª edição do evento promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). As competições iniciam nesta segunda-feira, 9, e seguem até o dia 13 de setembro.
Mais de 1.200 estudantes-atletas de escolas estaduais, municipais e particulares das 13 Superintendências Regionais de Educação (SRE) estão reunidos em Palmas para competir nas categorias individuais e coletivas.
As competições individuais acontecem nos dias 9 e 10 nas modalidades: atletismo, badminton, vôlei de praia, tênis de mesa, natação, judô, wrestling, xadrez. Já os embates coletivos de basquete, futsal, handebol, voleibol, serão nos dias 11 a 13.
Parajets
No dia 11, a Seduc promove também a etapa estadual dos Jogos Estudantis Paradesportivos do Tocantins (Parajets), destinado aos atletas com deficiência. Participam desta fase mais de 150 pessoas, entre equipe técnica e estudantes de 11 a 17 anos, nas modalidades de tênis de mesa e atletismo.
Esta é a 10ª edição dos Parajets, que vem revelando talentos no paradesporto escolar e propiciando aos paratletas do Tocantins chegar às competições nacionais e internacionais.
Hentony dos Santos é um dos atletas descobertos nos Parajets. O estudante da Escola Estadual Machado de Assis, de Araguanã, foi convocado recentemente para representar o Brasil no Mundial Escolar no Bahrein, no Golfo Pérsico, em outubro.
Competições nacionais
Os campeões estaduais dos Jets e Parajets representarão o Tocantins nas competições nacionais. Os Jogos Escolares Brasileiros 2024 serão realizados em Recife de 20 de setembro a 3 de outubro. Já as Paralimpíadas Escolares 2024 serão em São Paulo, de 25 a 30 de novembro.
Programação
Os horários e locais das competições dos Jets podem ser conferidos no link: https://www.to.gov.br/seduc/15-a-17-anos/jkku8s0k3jy
A programação completa dos Parajets pode ser acessada pelo link: https://www.to.gov.br/seduc/2024/7fhjkwm7ouq
Núbia Daiana Mota/Governo do Tocantins
(SECOM)