O Distrito Federal continua nesta quinta-feira (15) a campanha de vacinação contra a dengue. As doses são destinadas a crianças de 10 a 11 anos, sem sintomas da doença e que não tiveram dengue nos últimos seis meses. Para atender ao público-alvo, a Secretaria de Saúde destinou Unidades Básicas de Saúde com funcionamento das 8h às 17h e das 14h às 17h (veja locais).
As crianças devem ser levadas pelos pais ou responsáveis, com documento de identificação e a caderneta de vacinação. O esquema vacinal é feito em duas doses, com a segunda aplicação depois de três meses da primeira.
Segundo o Ministério da Saúde, o DF contabiliza 64,4 mil casos prováveis e 13 mortes pela doença. A capital lidera a incidência de casos prováveis no país, com o total de 2.286 casos por grupo de 100 mil habitantes. Em seguida aparecem Minas Gerais (836/100 mil), Acre (582/100 mil) e Paraná (485/100 mil).
Nesta semana, o R7 mostrou que a Ouvidoria do DF registrou em menos de dois meses mais do que o dobro de demandas para combate a focos da dengue que em todo o ano de 2023. Foram 3,3 mil registros, entre ligações, cadastros na internet e cobranças presenciais aos órgãos públicos do governo, contra 1,5 mil nos 12 meses do ano passado. Os dados são de transparência da Ouvidoria do DF.
O levantamento feito pela reportagem apontou para a resolução de 54% das demandas. Os dados revelaram que este ano já foram recebidas mais demandas de combate ao mosquito que nos últimos oito anos. Na série histórica, o período que apresentou mais pedidos na ouvidoria foi 2020, com 2,8 mil demandas.