Tribunal de Contas do Tocantins recebe comitiva da Secretaria da Mulher para discutir assédio e violência
1 Visualizações
Publicado: 29 de julho de 2024 – Última Alteração: 29 de julho de 2024
No encontro, foram apresentados dados da violência contra a mulher no estado do Tocantins
Na manhã desta segunda-feira, 29 de julho, os conselheiros Severiano Costandrade, titular da Quarta Relatoria e corregedor do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCETO) e Manoel Pires dos Santos, da Primeira Relatoria e ouvidor, receberam a secretária de Estado da Mulher, Berenice Barbosa, e a diretoria da pasta. Na pauta da reunião o tema parceria para combater assédio e violência contra a mulher foram o principal tema.
Durante o encontro, a secretária Berenice Barbosa convidou formalmente o TCETO, por meio da Ouvidoria e Corregedoria da Corte, para se tornar um parceiro ativo na conscientização dos prefeitos e vereadores tocantinenses sobre a importância de estruturar os conselhos municipais e as Organizações das Políticas Públicas das Mulheres (OPMs).
O conselheiro Severiano sugeriu que a parceria fosse oficializada junto à presidência do TCETO por meio de um Termo de Cooperação Técnica. Tanto ele quanto o conselheiro Manoel Pires se dispuseram a auxiliar a Secretaria da Mulher na implementação dos projetos, oferecendo capacitação, preparação e palestras técnicas através de suas respectivas relatorias.
Na ocasião, a secretária Berenice apresentou um panorama das ações desenvolvidas pela Secretaria desde sua criação há aproximadamente um ano. Foram discutidos dados estatísticos sobre a violência contra a mulher e os projetos planejados até 2027, conforme o planejamento estratégico da pasta.
Além dos conselheiros e da secretária, participaram da reunião os chefes de gabinete Luciano Pereira (Quarta Relatoria) e Flávio Godinho (Primeira Relatoria), a assessora especial do conselheiro Severiano, Dagmar Gemeli, as diretoras da Secretaria da Mulher, Áurea Maria e Terezinha Aquino, e a assessora de gabinete Simone Pacini.
A reunião marcou o início de uma colaboração importante, que visa fortalecer a estrutura de apoio às mulheres em situação de vulnerabilidade em todo o Estado do Tocantins, promovendo um ambiente mais seguro e igualitário.