Após o governo federal ter anunciado o resultado da 1ª seleção de propostas para o novo Minha Casa, Minha Vida, o estado do Tocantins está entre os estados contemplados e receberá 1700 unidades habitacionais. Araguaína será contemplada e deverá receber 432 unidades. A contrapartida do município já foi dada através da doação de áreas para a construção dos imóveis.
Já na expectativa de que famílias araguainenses, que de fato, se enquadrem nos critérios adotados pelo governo, o vereador Terciliano Gomes (UB), solicitou junto à Secretaria Municipal de Habitação urgência na abertura do recadastramento do programa Minha Casa, Minha Vida.
“No mês de novembro de 2023 houve uma liberação pelo Governo Federal através do Ministério das Cidades de pouco mais de 400 unidades habitacionais para o município de Araguaína, sendo a principal cidade da primeira fase da retomada do programa Minha Casa, Minha Vida do governo Federal em parceria com os municípios. Portanto, é de extrema importância a solicitação da abertura urgente do recadastramento do programa em nossa cidade, ” defendeu Terciliano Gomes.
O Minha Casa, Minha Vida (MCMV) é um programa de habitação federal do Brasil criado em março de 2009. O programa oferece subsídio e taxa de juros abaixo do mercado para facilitar a aquisição de moradias populares e conjuntos habitacionais na cidade ou no campo até um determinado valor, visando suprir o problema de déficit habitacional, sendo destinado a famílias em situação de vulnerabilidade social e ficando a cargo da Prefeitura dentre alguns serviços, a seleção das famílias a serem beneficiadas, de acordo com os critérios estabelecidos pelo programa.
Confira as cidades e a quantidade de unidades habitacionais que serão construídas no Tocantins
- Palmas: 672
- Araguaína: 432
- Gurupi: 144
- Colinas: 100
- Guaraí: 96
- Paraíso do Tocantins: 150
- Porto Nacional: 100