Com objetivo de capacitar os gestores, profissionais municipais e estaduais de saúde, a Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO) realizou na sexta-feira, 25, o ‘Webinário de Saúde do Homem: Câncer de Pênis’, para orientação sobre o diagnóstico precoce e tratamento eficaz do câncer de pênis, nas unidades de saúde do Tocantins. No evento, foi abordada a importância da busca do homem por ajuda, ao surgir os sintomas, para possibilitar o início imediato do tratamento e evitar estágios avançados do câncer de pênis.
O assistente de serviços de saúde da Diretoria de Atenção Primária (DAP) da SES-TO, Fernando Ângelo, falou sobre a importância de organizar esse tipo de capacitação. “Discutir sobre a saúde do homem, sobre como gestores podem incentivar a promoção da saúde é sempre muito importante. Sabemos que a população masculina costuma ser mais resistente a procurar os serviços de saúde, devido às barreiras socioculturais e até mesmo por barreiras institucionais. Entretanto a oferta de serviços e políticas de saúde voltadas para os homens se fazem necessárias, e eventos como estes ajudam a vermos como é importante discutir esse tema e estratégias junto aos municípios”.
O médico urologista do Hospital Geral de Palmas, (HGP), Adelmo Negre, “a alimentação balanceada com redução do açúcar e ultraprocessados industrializados ajudam a manter uma vida saudável com prevenção do câncer. A prática regular de exercícios físicos ajuda na redução da obesidade e melhora das condições cardiorrespiratórias, e auxiliam também na vida saudável. É muito importante manter a moderação no consumo de substâncias prejudiciais, como tabagismo, drogas e álcool. É de extrema importância a busca por ajuda, ao surgir os sintomas, para prevenção e diagnóstico precoce da doença”.
“Um evento muito importante e bastante interessante, principalmente ao saber que o Tocantins está com casos de câncer de pênis, em homens cada vez mais jovens. Creio que a partir desse evento haverá uma melhor forma de abordagem ao público e também trabalhar uma política para melhorar esses índices”, afirmou o servidor da Superintendência de Unidades Hospitalares Próprias SUHP da SES-TO, Khaiston Melo.
“O webinário trouxe muitas informações para nós profissionais de saúde que prestamos atendimento a essa população que na maioria das vezes ainda está distante dessa assistência. Somos a principal porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS) para toda a população, então temos que ter estratégias de adesão para a população masculina, mostrando a importância do cuidado, sendo a atenção primária a possibilidade de priorizar esse cuidado. O momento foi para ampliar o conhecimento, pensar como estamos atendendo nossos usuários, com os esclarecimentos e encaminhamentos para fortalecer essa política em nosso Estado do Tocantins”, afirmou o técnico da Diretoria da Atenção Básica (DAP), da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), de Paraíso do Tocantins, Kleber Nascimento.
A secretária de Saúde (SEMUS) de Tabocão, Maria Odete Guimarães, afirmou que “o evento foi muito rico em informações e as palestras foram maravilhosas. É um assunto que realmente precisamos trabalhar mais, porque ainda tem muito tabu. Esses eventos são sempre muito bons, eu busco não perder nada que eu sei que vai trazer benefícios para o meu município, que vai me ajudar em conhecimento, e ajudar a minha equipe. Eu sempre procuro participar. E foi muito enriquecedor para o meu conhecimento. Os palestrantes foram maravilhosos, tem propriedade do que fala, isso é muito importante”.
A doença
A doença está associada à má higiene íntima e à infecção pelo papilomavírus humano (HPV). Ao surgir sintomas como, tumoração no pênis e feridas, presença de gânglios inguinais (ínguas na virilha) ou nódulos, é preciso buscar ajuda na Unidade Básica de Saúde mais próxima da residência, para início do atendimento. No Tocantins as principais unidades de referência para o tratamento de urologia oncológica são o Hospital Geral de Palmas (HGP), localizado na região Macrocentro Sul do Estado, e o Hospital Regional de Araguaína (HRA), localizado na região Macrocentro Sul.
A médica reguladora da Gerência de Consultas e Exames da SES-TO, Mayra Carvalho, falou o resumo do fluxo para acesso ao tratamento nas unidades de referência. “Nessas unidades, para que o paciente tenha acesso à consulta em urologia oncológica, o paciente consulta na atenção primária, nas Unidades Básicas de Saúde, e lá é solicitada a avaliação na especialidade. A regulação municipal insere a solicitação no Sistema de Regulação com os dados do paciente, classificação de risco, quadro clínico e outras informações relevantes (resultados de tratamentos já realizados), para o caso, e encaminha para a regulação estadual. Após isso, com a disponibilidade de vaga é marcado o atendimento”.
Ananda Santos/Governo do Tocantins
(SECOM)