O Poder Judiciário do Tocantins (PJTO) está realizando mais etapa do Projeto Gestão por Competências, o Dimensionamento da Força de Trabalho. Nesta quinta-feira (11/4), servidores e servidoras participaram de um workshop virtual com a vice-coordenadora do Laboratório de Gestão do Comportamento Organizacional (Gestcom), da Universidade Federal do Pará (UFPA), Camila Carvalho.
Neste primeiro momento, Camila Carvalho explicou a metodologia que será trabalhada nesta fase e disse que é preciso a participação e todos (as) os (as) servidores (as). “É imprescindível o apoio de todos vocês na condução dessas atividades”, ressaltou.
O Dimensionamento da Força de Trabalho é o método utilizado para identificar a necessidade de pessoas para realização das atividades e as competências necessárias para alcançar os objetivos organizacionais. Isso envolve analisar as demandas atuais e futuras de trabalho, identificar lacunas e desenvolver estratégias para preenchê-las.
A vice-coordenadora do Gestcom apresentou ainda as fases do projeto que são: construção do instrumento, envio de dados funcionais, oficinas de dimensionamento, tabulação de dados da oficina, análise de dados e cálculo de dimensionamento da força de trabalho e relatório final.
Além do workshop, os servidores (as) indicados participam de oficinas presenciais. A primeira foi realizada no começo do mês de abril, na Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat). O objetivo do dimensionamento da força de trabalho é indicar o número ideal de pessoas, habilidades, competências e aptidões adequadas, para desempenhar as atribuições em cada unidade, com os recursos tecnológicos, ambientais e de capacitação apropriados.
Mais informações poderão ser obtidas por meio do e-mail
Gestão por competência
O projeto Gestão por Competências visa o desenvolvimento de habilidades e a valorização de talentos profissionais dentro do Poder Judiciário, contribuindo na formação de uma equipe cada vez mais dinâmica e eficiente a serviço do cidadão. O projeto conta com a parceria da UFPA, por meio do Laboratório Gestcom, instituição considerada referência sobre o tema no país.