Servidoras do TCECE visitam TCETO para conhecer ações voltadas à primeira infância
10 Visualizações
Publicado: 27 de maio de 2024 – Última Alteração: 27 de maio de 2024
Essa é a segunda tratativa da Corte cearense com foco na ação desenvolvida pelo Tocantins
O Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCETO) recebeu, na manhã desta segunda-feira, 27 de maio, a visita de duas servidoras da Corte de Contas do Ceará (TCECE), Tathiane Lima e Luciana Queiroz. Elas foram recebidas pelo diretor-geral de Controle Externo, Dênis Luciano Pereira Araújo, e vieram conhecer as ações desenvolvidas pelo TCETO voltadas à primeira infância.
Tathiane Lima, auditora de Controle Externo, e Luciana Queiroz, assessora da presidência do TCE Ceará, ouviram do diretor explicações sobre cada etapa do Compromisso Tocantinense pela Primeira Infância, realizado desde maio de 2023, com foco principal no Plantão do Orçamento.
Dênis Luciano ressaltou a importância da ação que se tornou modelo para outros Tribunais de Contas na promoção de políticas públicas que acolham, protejam e atendam às crianças de zero a seis anos de idade. “O TCE do Ceará, assim como ocorreu com uma reunião virtual realizada no início deste mês de maio, enviou as servidoras Tathiane e Luciana para conhecerem a parte operacional, principalmente o que foi feito no Plantão do Orçamento”, destacou.
Plantão do Orçamento
O diretor-geral de Controle Externo se referiu à ação realizada pelo TCETO, em junho de 2023. Equipes técnicas do Tribunal fizeram um atendimento de forma personalizada a prefeitos, secretários municipais e assessores, simultaneamente, durante três dias para que que ações voltadas à primeira infância fossem incluídas nas três leis orçamentárias dos municípios: Plano Plurianual; Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA).
“Essa ação o TCE do Ceará quer fazer junto aos prefeitos daquele estado, efetivamente, como forma de acompanhar as ações contidas nos orçamentos, assim como o TCE Tocantins está realizando aqui”, explicou Dênis Luciano.
Assim como o TCE do Ceará, os Tribunais de Contas de Pernambuco e do Mato Grosso do Sul também mantiveram contatos institucionais para conhecerem as ações implementadas pelo TCETO no Compromisso Tocantinense pela Primeira Infância