Servidor público, não perca a chance e faça os cursos gratuitos oferecidos pelo TCE/TO
4 Visualizações
Publicado: 3 de abril de 2024 – Última Alteração: 3 de abril de 2024
Siafeto, Cadun, Sicap/LCO na prática e Sicap/AP são as capacitações ofertadas
Os servidores públicos que atuam no Estado e nos 139 municípios tocantinenses podem participar dos cursos contínuos gratuitos oferecidos pelo Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO). As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de abril clicando AQUI e acessando a página do Instituto de Contas 5 de Outubro (Iscon). As capacitações, na modalidade EaD, são para os sistemas Siafeto, Cadun, Sicap/LCO na prática e Sicap/AP.
Os conteúdo das capacitações podem ser acessados pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) até o dia 30 de abril, período de conclusão dos cursos, e os inscritos devem preencher, obrigatoriamente, o questionário avaliativo até às 23h59 do mesmo dia.
Para cada participante, são atribuídas três tentativas de respostas. O certificado só poderá ser obtido, caso o aluno tenha 70% de aproveitamento em todo o curso.
Clique AQUI e se inscreva
Confira mais informações dos cursos.
Siafeto
O curso de “Operacionalização do Sistema Integrado de Administração Financeira do Estado do Tocantins – Siafeto” também oferece novas vagas. A capacitação tem como objetivo apresentar o sistema e sanar dúvidas, já que é uma ferramenta utilizada para registro, acompanhamento e controle da execução orçamentária, financeira e patrimonial do governo do Estado do Tocantins.
Cadun
Um dos objetivos é demonstrar a importância do CADUN para a utilização dos diversos Sistemas da Corte de Contas, bem como a efetivação das comunicações decorrentes dos processos finalísticos e administrativos.
O Sistema CADUN é um cadastro único para manter atualizados os dados e documentos das unidades gestoras, dos próprios gestores e do rol de responsáveis pelas áreas de manuseio de bens e valores da unidade: controle interno, contabilidade, recursos humanos, etc.
A referida atualização é medida obrigatória, e o não envio de dados é passível de sanções, além de ser uma condição necessária para garantir o acesso aos sistemas de envio de remessa e de comunicação de atos processuais, uniformizando e unificando procedimentos, bem como para propiciar maior agilidade no envio de informações ao Tribunal de Contas, garantindo total transparência no fluxo de informações.
Sicap/LCO na prática
Com a temática do Sistema Integrado de Controle e Auditoria Pública, módulo Licitações, Contratos e Obras (Sicap/LCO) na Prática, o curso, voltado para servidores públicos e jurisdicionados da Corte, tem uma carga horária de 12 horas.
O Sicap/LCO é um sistema eletrônico do TCE que recebe as informações sobre licitações, contratos e obras das gestões estaduais e municipais. A ferramenta é um importante instrumento de fiscalização tanto da Corte de Contas como dos cidadãos, já que qualquer pessoa, pelo site do Tribunal, consegue acessar o módulo público do sistema e pode acompanhar procedimentos, por unidade gestora (estadual ou municipal), desde a licitação até a execução das respectivas despesas.
Sicap/AP
O SICAP/AP é um sistema para envio, recebimento, processamento, manutenção de dados, documentos e informações de Atos de Pessoal, os quais compreendem: concurso público, admissão de pessoal efetivo, concessão de aposentadoria, reserva remunerada, reforma, pensão e suas respectivas alterações, bem como os atos de reintegração, recondução, reversão, readaptação, aproveitamento e, ainda, os dados relativos a processo seletivo, a admissão de servidor contratado, comissionado e a folha de pagamento.
Operacionalizado por jurisdicionados e servidores do TCE, o SICAP/AP unifica procedimentos e propicia maior agilidade no envio de informações ao Tribunal de Contas, garantindo total transparência no fluxo de informações. Voltado para essa temática, este curso tem carga horária de 12 horas.