Seminário de Controle Externo e Interno promove transparência, eficiência e responsabilidade
5 Visualizações
Publicado: 30 de abril de 2024 – Última Alteração: 30 de abril de 2024
Exposições e debates enriqueceram a troca de experiência e conhecimento sobre a atuação do controle na gestão pública
O 1º Seminário de Controle Externo e Interno do Tribunal de Contas do Tocantins foi um marco significativo na promoção da transparência, eficiência e responsabilidade na gestão pública. O evento reuniu autoridades, especialistas em auditoria e controle, gestores e servidores públicos para discutir e compartilhar boas práticas e experiências relacionadas ao controle das contas públicas.
O seminário abordou uma variedade de tópicos relevantes para o contexto do uso do dinheiro público. Nesta terça-feira, 30 de abril, segundo dia da programação começou com a palestra ‘A Atuação do Controle Interno na Nova Lei de Licitação e Contrato – Lei Nº 14.133/21’, apresentada por Sérgio Neiva, auditor federal de Finanças e Controle, da Controladoria-Geral da União (CGU), Sérgio Neiva.
Ele abordou diversos tópicos de leis e normativas, com destaque para a nova Lei de Licitações com as quatro alterações feitas por necessidades de modificações. “A atuação do controle deve ser na intenção de evitar desperdícios”, argumentou o palestrante.
Em seguida, os participantes assistiram à palestra ‘Inteligência Aplicada ao Controle Externo: a Relevância do Auditor no Enfrentamento à Corrupção’, apresentada por Josenilton Diniz, do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE/PB).
Dentre as abordagens do expositor, constaram exploração das leis, regulamentos e normas que regem o Controle Externo e Interno, garantindo uma compreensão clara das responsabilidades e obrigações das partes envolvidas; tecnologia e inovação – o palestrante propôs a discussão sobre como a tecnologia pode ser empregada para fortalecer os processos de controle, como sistemas integrados de gestão, plataformas de transparência e ferramentas de auditoria digital e prevenção e combate à corrupção com estratégias e medidas para detectar, prevenir e combater casos de corrupção e irregularidades na gestão pública, destacando a importância da ética e da integridade.
Boas Práticas
No período da tarde, os auditores de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCETO) Cassiano Ferrari (diretor de Controle Interno); Thiago Dias de Araújo e Silva e Carolina Vieira de Paula; fizeram um painel sobre ‘Tópicos Relevantes de Controle. O mediador do painel foi o também auditor do TCETO, Higo Mendes de Sousa, presidente da Associação dos Auditores de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (AudTC/TO).
O encerramento do seminário foi com a palestra ‘Transparência e Responsabilidade Social: O Caso dos Municípios Tocantinenses’, apresentada por Arlan Marcos Lima Sousa e Saulo Santos Assis Souza, auditores de Controle Externo também do TCETO. Boas Práticas e transparência foram pontos apontados pelos palestrantes com modelos da importância da transparência e da prestação de contas na administração pública, destacando o papel fundamental do Tribunal de Contas como órgão fiscalizador e garantidor da transparência. O seminário proporcionou uma plataforma única para troca de conhecimentos, networking e colaboração entre os participantes, promovendo o fortalecimento das instituições de controle e contribuindo para uma gestão pública mais transparente, responsável e eficiente no estado do Tocantins.