Nesta quarta-feira (20/3), no auditório do Colégio Militar, a juíza auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça do Tocantins, Rosa Maria Rodrigues Gazire Rossi, e o assessor militar do TJTO, coronel Jaizon Veras Barbosa, representaram o Poder Judiciário do Tocantins (PJTO) durante solenidade de apresentação da Comissão de Implementação de Políticas em Atenção à Mulher (Cipam) e Ouvidoria da Mulher.
A comissão, criada pela Polícia Militar do Tocantins (PMTO), tem por objetivo garantir o respeito, a integridade e os direitos do público feminino dentro da instituição, oferecendo maior atenção à mulher e às questões relacionadas a esse grupo. Também será responsável por ouvir as sugestões, reclamações, denúncias e encaminhá-las às autoridades competentes no âmbito da PMTO.
O projeto contará com campanhas e parcerias pertinentes ao tema e captação de recursos para executar ações propostas.
A ouvidoria será um canal especializado de recebimento e encaminhamento das demandas relacionadas ao efetivo feminino da PMTO, civil e militar, às autoridades competentes.
Evento
O evento ainda contou com um momento devocional, com a apresentação musical e cultural da 2ª tenente Weliane Monteiro Dourado, em parceria com o Sexteto 190, do Corpo Musical da PMTO. Além disso, a promotora de Justiça do Tocantins Isabelle Rocha Valença Figueiredo ministrou uma palestra com o tema: “Mulheres e histórico de mudanças”. Foi realizada também a entrega de certificado à palestrante e homenagens a algumas pessoas presentes.
A Comissão de Implementação de Políticas em Atenção à Mulher e a Ouvidoria da mulher são presididas pela tenente-coronel Lourdes Cristina Coelho Rodrigues, que também é a atual Comandante do Policiamento da Capital (CPC).
Presenças
Estiveram também presentes na solenidade: o coronel da PM Dosautomista Honorato de Melo, corregedor-geral da PMTO; o coronel PM Wesley Borges Costa, assessor militar junto à Assembleia Legislativa; o coronel PM Flávio Santos Brito, secretário executivo da Casa Militar; a major BM Thais Fabiane Gonçalves, representando o coronel Peterson Queiroz de Ornelas – comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins; o capitão de Infantaria Costa Brito, representando o comandante do 22º Batalhão de Infantaria do Exército – coronel Edmur Benites Ramos; a diretora do Núcleo Regional da Defensoria Pública Estadual em Brasília, Maria do Carmo Cota, representando a Defensora Pública-Geral –Estellamaris Postal; a vice-presidente da Comissão da Mulher advogada, Débora Barros; a promotora de Justiça e coordenadora do Núcleo Maria da Penha, Munique Teixeira Vaz; e a secretária executiva municipal da Mulher, Valéria Albino de Araújo Nunes.