O professo, historiador e escritor Arézio Sotto lançou um novo livro intitulado “História & Reminiscências de Araguaína” (1855 a 2023). O evento foi realizado dia 21 de novembro no auditório do Fórum de Araguaína
De acordo com Arézio, o livro é dirigido a um público amplo, com linguagem direta e simples. É direcionado a comunidade em geral proporcionando destaque para o setor educativo e cultural. A publicação está sendo feito pela Editora Veloso – Gurupi. O cerimonial do evento foi realizado pela professora cerimonia lista Glauciana Valadares (diretora geral da Clínica Mundo Autista).
Sobre o conteúdo da obra
A obra é composta por cinco capítulos: no primeiro, fala sobre os primeiros habitantes, os primeiros colonizadores, os três poderes (legislativo, executivo e judiciário; no segundo, aborda os aspectos econômicos, sociais e de segurança; no terceiro fala sobre a cultura enfocando o setor musical, religioso, literário, esportivo, artes plásticas e outros; no quarto o autor faz uma homenagem aos pioneiros que na implantação e desenvolvimento do município; no quinto capitulo é formado por uma coletânea de fotos históricas atuais importantes que demonstram a transformação urbana e arquitetônica de Araguaína.
Segundo Sotto, “a obra é resultado de uma longa pesquisa sobre a história e memória do nosso município, realizada através do Projeto CNM-Conhecendo Nosso Município iniciado ainda antes de entrar no curso de história da antiga Universidade Federal do Tocantins (Camuar). Faço uma releitura sobre o que vi, ouvi e vivenciei ao longo dos últimos 35 anos sobre a nossa cidade. Espero que este livro ocupe o merecido espaço nas bibliotecas públicas, estaduais, federais e particulares de Araguaína”.
A cidade de Araguaína recebe em seu aniversário de 65 anos de emancipação político administrativo (14/11), um presente duradouro que servirá de subsídios para a implantação do Museu.
Histórico de Araguaína ao qual também faz parte da AAMAR – Associação Amigos do Museu de Araguaína
Público Alvo
Ainda conforme o escrito, seu público alvo é diversificado, pois o livro é direcionado à população araguainense, inclusive estudantes, professores, pesquisadores das áreas afins e a todos os brasileiros que se interessarem pela temática proposta. Contudo, a escola não está fora desse processo de mutação e deverá ininterruptamente incentivar as crianças e adolescentes a conhecerem não somente as histórias das grandes metrópoles do Brasil, mas, excepcionalmente conhecer a biografia da cidade em que vive, desenvolvendo-se em todos os ângulos: político, social, econômico e cultural.
Sobre o Projeto Musical e Literário Ciranda, Cirandinha e MPB
O Grupo Musical Cirandinha surgiu ainda na pandemia da Covid 19 em 2019 como uma iniciativa inovadora, pois é resultado do projeto de incentivo à criação do hábito da leitura desenvolvido pelo professor Arézio Sotto (coordenador geral e instrutor) e a professora Celina Cardoso (assistentes pedagógicas do Projeto Musical e Literário Cirandinha e MPB.
O público alvo do projeto são crianças, adolescentes e adultos. A Biblioteca Pública Municipal é parceira deste projeto inovador no Tocantins, oferecendo seu espaço e funcionários para realização das atividades todos os sábados das 14h às 18h.
Apresentações artísticas e cultural do evento
No evento foram realizadas várias atrações artísticas e cultural. As principais atrações do foram: Apresentações dos alunos (Gilsa Dias ´Hino de Araguaína”, Laysa “Hino da Acalanto”, Mariana “ Cirandinha, Pintinho Amarelinho e Borboletinha”; Gabriel “ Peixe Vivo” “Clínica Mundo Autista” e o lançamento do primeiro videoclipe “ Violência na escola”, produzido pelos os alunos e Arézio Sotto (Instrutor); Recital de Zequinha Decolores “Araguaína de Todos Nós”, MC Maskate (Hip Hop) “O que nos resta” “Livremente”; Apresentação de Karatê pelo professor Edmilsom e a participação especial do Tuniquin Poncion.
O professor e escritor Arézio Sotto agradece a todos que compareceram e o apoio cultural da Elisangela Moura (Secretária Municipal de Educação de Araguaína), Raimundo Almeida (Coordenador Geral da Biblioteca Pública Municipal), Reinaldo Lobato (Bibliotecário) e principalmente a professora Celina Dalva Cardoso (Assistente Pedagógica do Projeto Musical e Literário Cirandinha) que não medindo esforços acreditou na proposta inicial e continua contribuindo positivamente para o sucesso do projeto junto à comunidade araguainense.
“Esperamos que em 2024 possamos dar continuidade ao trabalho de incentivo à leitura e ampliarmos se possível a quantidade de alunos, sempre priorizando a qualidade e não a quantidade. Muito obrigado a todos”
Arézio Sotto
Professor, escritor, cantor e compositor. Membro Fundador da Acalanto – Academia de Letras de Araguaína, Cadeira nº
25 – Patrono: Othon Maranhão e Membro Internacional da Febacla – Federação Brasileiras dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes, Cadeira nº 285 – Patrono: Rolando Boldrin, cadeira nº 285.
Autor:
Sobre o Autor: Arézio Sotto professor M.Sc em Psicologia da Educação Tema: Dificuldades de Leitura e Escrita na perspectiva da Alfabetização:
Uma ideia gerada a partir de verificações na escola (Unifieo) – Ano: 2020 e Doutorando em Incentivo à Leitura através da música nas séries iniciais (Iniciou em 2021 na Institute Thology Science (FATEC – Faculdade de Teologia e Ciências Humanas do Brasil).
(Foto: Divulgação)