Presidente do TCE/TO participa de inauguração do espaço InovaFapto
6 Visualizações
Publicado: 4 de abril de 2024 – Última Alteração: 4 de abril de 2024
Centro pretende impulsionar o empreendedorismo e desenvolvimento regional do Tocantins
O presidente do Tribunal de Contas do Tocantins (TCETO), conselheiro André Luiz de Matos Gonçalves, participou na tarde desta quarta-feira, 3 de abril, da inauguração do InovaFapto, Centro de Inovação que promete alavancar o cenário da inovação e do empreendedorismo em toda região Norte do país.
O momento contou com a presença do vice-governador, Laurez Moreira, do diretor de desenvolvimento científico e tecnológico da Finep, Carlos Alberto Aragão, autoridades locais, representantes das instituições de ensino, pesquisadores, acadêmicos, empresários e membros da comunidade.
O InovaFapto que será gerido pela Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto) já se apresenta como um marco significativo para a região, oferecendo impulso para o desenvolvimento econômico e tecnológico local. O espaço está localizado na sede da Fapto, situado no Orla 14, próximo a Praia da Graciosa, em Palmas.
Em sua fala durante a inauguração, o diretor-geral da Fapto, Léo Araújo, saudou os presentes e aproveitou para falar sobre o apoio que o Centro irá ofertar para a criação de novos negócios, desenvolvendo produtos, serviços e processos inovadores.
“Com um recurso total de cerca de R$ 4,5 milhões, teremos a possibilidade de investir em pesquisa e desenvolvimento e inovação, conquistando assim novos mercados. Temos aqui, uma infraestrutura moderna e equipamentos de ponta, com potencial para atrair talentos e promover a inovação em diversas áreas, desde tecnologia da informação até biotecnologia”, citou o gestor aproveitando o momento para destacar o investimento que o Governo Federal através da Finep concedeu para a implantação do Centro.
O presidente do Tribunal de Contas destacou em sua fala a importância do Centro de Inovação para o Tocantins com o nascimento de uma instituição que preza o desenvolvimento tecnológico e científico, executando de fato, a ciência aplicada, que é o que o Estado necessita.
“Nós sabemos que, com ferramentas como essa, o desenvolvimento caminhará sempre na quadra tecnológica. Na pesquisa e na academia não existem solução simples para problemas complexos ou respostas imediatas para questões difíceis. As questões complexas existem porque exige reflexão, pesquisa, tempo e investimento. Me sinto muito feliz de estar aqui neste momento importante”, destacou o presidente do TCE/TO.
O Centro de Inovação abrigará laboratórios de última geração, espaços de coworking, salas de reuniões e áreas de eventos, criando um ambiente propício para a colaboração entre empresas, instituições de pesquisa e startups.
Com informações da Fapto.