Em mais uma ação de cidadania promovida pelo Ministério Público do Tocantins (MPTO), 209 estudantes da Escola de Tempo Integral Anísio Spínola Teixeira, localizada no Setor Bertaville, em Palmas, realizaram o cadastro para receber a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). Essa nova identidade, tanto em versão impressa quanto digital, unifica diversos documentos sob um único número de CPF, substituindo o antigo Registro Geral (RG), o Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), entre outros.
Quase mil crianças já foram atendidas pelo Projeto Minicidadão, que visa facilitar o acesso de crianças e adolescentes à identificação, levando o serviço diretamente até as escolas públicas.
O projeto conta com o apoio da Secretaria Municipal da Educação de Palmas (Semed), Receita Federal e do Instituto de Identificação do Tocantins, órgão ligado à Secretaria de Segurança Pública (SSP).
Além de cidadania, o projeto também previne o desaparecimento de crianças, já que com a biometria coletada no momento de fazer a CIN, as informações dessas crianças passam a constar em um banco de dados nacional e, dessa forma, os criminosos terão mais dificuldade para fraudar documentos de crianças sequestradas.
(Texto: Daianne Fernandes – Ascom MPTO)