Nesta quinta-feira, 12, o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) empossou administrativamente João Rodrigues Filho como novo desembargador da Corte. Nomeado pelo governador Wanderlei Barbosa, ele ocupará a vaga reservada ao Quinto Constitucional – classe Ministério Público.
A solenidade ocorreu no gabinete da presidência do TJTO e foi conduzida pela vice-presidente da instituição, Ângela Prudente, representando a presidente Etelvina Maria Sampaio Felipe, que estava em viagem. O novo desembargador passa a integrar o Tribunal após 37 anos de dedicação ao Ministério Público.
Na oportunidade João Rodrigues prestou compromisso regimental e assinou o termo de posse.
“Sempre fui bem recebido, com cordialidade e respeito. Vou cumprir e honrar o juramento que fiz há pouco”, afirmou João Rodrigues ao relembrar emocionado a sua história “de onde saí e onde cheguei”.
Ao lado de sua esposa, Maria Emília, e do filho Giordano Bruno, e na presença de autoridades representantes do MP, do Judiciário e do Executivo, ele também agradeceu aos membros e servidores do Ministério Público do Tocantins, com quem dividiu sua experiência e anos de muito trabalho e dedicação. “Encerro um capítulo no MPTO com a convicção de ter cumprido meu dever, vivência e atuação”, disse.
Admiração e respeito
“O Dr. João Rodrigues é alguém que admiramos profundamente. Sua competência e conhecimento certamente irão fortalecer ainda mais o Judiciário tocantinense”, afirmou o procurador-geral de Justiça, Luciano Casaroti. Ele ainda destacou a capacidade técnica e as ponderações pertinentes que o Dr. João sempre trouxe às discussões no Colégio de Procuradores de Justiça.
Para o ex-colega de trabalho, procurador de Justiça Miguel Batista de Siqueira Filho, João Rodrigues reúne todos os requisitos necessários para atuar como desembargador. “Tem uma reputação ilibada, conhecimento jurídico e demais requisitos necessários”, disse.
Boas-vindas
“Parabenizo-o pela merecida assunção ao cargo de desembargador. O senhor deixou um legado por onde passou e este tribunal o recebe de braços abertos”, afirmou a desembargadora Ângela Prudente, acrescentando que “com certeza será uma carreira muito exitosa e vai enriquecer este tribunal”.
Em nome da Corte, o desembargador Marco Antônio Villas Boas deu as boas-vindas ao novo colega e destacou a sua história, vasta experiência e, principalmente, o seu pioneirismo na criação do Tocantins. “Fico muito feliz com a sua chegada, pois conquistamos hoje mais um grande colega. O trabalho desenvolvido por Vossa Excelência desde a criação deste Estado nos orgulha. Seu amplo conhecimento e a dignidade com que exerce a sua tarefa são um exemplo. Desejo-lhe uma excelente jornada e nos colocamos à disposição para o que for necessário”, disse.
Solenidade
O Pleno do Tribunal de Justiça realizará, em data a ser definida, uma sessão solene de posse.
Presenças
Também participaram da solenidade os desembargadores Jacqueline Adorno e Eurípedes Lamounier, também oriundos do Ministério Público; a procuradora-geral do Estado, Irana de Sousa Coelho, representando o governador Wanderlei Barbosa; e o subprocurador-geral do Estado Nivair Vieira Borges, além de servidores do TJTO.