Após um duelo muito equilibrado e amarrado em Cardiff, a Polônia contou com Szczesny para superar o País de Gales nos pênaltis e carimbar passagem para a Eurocopa.
Na Euro, disputada no meio do ano na Alemanha, os poloneses estarão no grupo D, junto com França, Áustria e Holanda. A estreia será diante dos holandeses no dia 16 de junho.
Tensão até os pênaltis
Foi um primeiro tempo de muita tensão em Cardiff, mas sem grandes chances de gol. Foi um embate muito equilibrado, de duas equipes organizadas, mas sem repertório ofensivo.
Já perto do intervalo, o País de Gales teve um gol anulado. Moore ajeitou cruzamento para Ben Davies, que mandou para dentro. Só que o zagueiro estava impedido, e o VAR confirmou a decisão do campo.
Moore voltou a aparecer no início do segundo tempo e quase abriu o placar. O camisa 13 mandou cabeçada potente e Szczesny, com grande defesa, manteve o 0 a 0. O goleiro voltou a trabalhar minutos depois em outra cabeçada, de Mepham.
Apesar de um pouco mais aberto, o segundo tempo seguiu marcado pela tensão. Os 90 minutos não foram suficientes para definir o classificado para a Euro.
Piotrowski teve a grande chance polonesa de marcar no primeiro tempo da prorrogação. Após ataque rápido comandado por Zalewski, Piotrowski mandou arremate com muito perigo. A seleção polonesa teve mais “perna” na segunda parte da prorrogação, mas não conseguiu resolver as coisas no tempo normal.
Nas penalidades, tudo o que deu errado ao longo dos 90 minutos passou a dar certo. Até a quinta cobrança do País de Gales. Até Szczesny defender o chute de Daniel James e colocar a Polônia na Euro!