No final de outubro de 2020, o Palmeiras mal sabia que estava fazendo a maior contratação de sua história recente. Trata-se do treinador Abel Ferreira, que chegou do PAOK, da Grécia, ao Verdão, para substituir Vanderlei Luxemburgo. Com apenas três meses no cargo, Abel Ferreira conquistou a Copa Libertadores e, um mês e meio depois, a Copa do Brasil. Assim, iniciou-se a gigantesca história do português no Alviverde, que segue sendo construída.
Na história inteira da Sociedade Esportiva Palmeiras, Abel Ferreira é o treinador com mais finais disputadas pelo clube – e o segundo com mais títulos (9), somente atrás do lendário Oswaldo Brandão. Para muitos torcedores palmeirenses, Abel Ferreira é considerado o maior treinador da história do Porco, por tudo que o português fez em um curto período de tempo – não são nem quatro anos concluídos de trabalho.
Além de ser o comandante com mais finais na beira do campo, Abel Ferreira também já quebrou outro tabu à frente do Alviverde; tornou-se o primeiro técnico da história do Palmeiras a colecionar pelo menos um título de campeonato estadual, um de campeonato nacional e um campeonato internacional pelo Alviverde. Atualmente, o treinador português recebe um salário de R$ 3 milhões mensais no Palmeiras.
Abel Ferreira falou sobre sua relação com o Palmeiras
“Eu sou um palmeirense, sou mesmo. Eu sou um deles. Dificilmente treinaria outro clube sem ser o Palmeiras. Os meus jogadores e o Palmeiras. Só isso que me prende aqui. Eu sou feliz dentro do CT. O resto que se passa, eu não controlo. Isso é o que me prende aqui, a satisfação de estar em um lugar onde querem que eu esteja, em um lugar que eu sinto que os jogadores querem melhorar e melhoram”, afirmou o português em 2023.