No âmbito da operçaão Hagnos, de combate a crimes de violência praticados contra crianças e adolescentes no Estado do Tocantins, na tarde desta terça-feira, 19, a Polícia Civil do Tocantins efetuou a prisão de um indivíduo de 67 anos, o qual foi condenado a mais de dez anos de prisão pela prática do crime de estupro de vulnerável.
A prisão foi realizada por meio de uma força-tarefa composta por policiais civis da 66ª Delegacia de Miranorte, Delegacia Geral de Polícia Civil e da Diretoria de Polícia do Interior (DPI), sob o comando da delegada Fernanda de Siqueira.
As equipes estavam em diligências no município de Miranorte, quando tomaram conhecimento da existência de um mandado de prisão expedido em desfavor do indivíduo, decorrente de condenação à pena de dez anos, quatro meses e cinco dias, pela prática do crime de estupro de vulnerável. De imediato, os policiais deram início às diligências e conseguiram localizar o indivíduo, que foi conduzido a 10ª Central de Atendimento da Polícia Civil, em Miracema do Tocantins, onde a autoridade policial plantonista adotou os procedimentos legais cabíveis.
O crime
O crime de estupro de vulnerável praticado pelo autor ocorreu em Miranorte, entre os anos de 2014 e 2015, quando a vítima tinha cinco anos de idade. Após a investigação e elucidação do caso, o homem foi julgado e condenado à pena acima mencionada. Dessa maneira, o juízo da Comarca de Miranorte expediu o mandado de prisão, o qual foi cumprido nesta terça-feira.
Depois de submetido a trâmites de praxe, o condenado da justiça foi encaminhado à Cadeia Pública de Miracema, onde deverá dar início ao cumprimento da pena a qual foi condenado.
Operação Hagnos
A ação está inserida no contexto da operação Hagnos, que visa combater os crimes de violência praticados contra crianças e adolescentes em todos os municípios do Estado do Tocantins durante o mês de novembro. A operação Hagnos, que significa sagrado, em grego, é coordenada em âmbito nacional pelo Ministério da Justiça e da Segurança Pública e, no Estado do Tocantins, está a cargo da Secretaria da Segurança Pública, através do Centro Integrado de Comando e Controle Estadual (CICCE).
A operação Hagnos acontece de forma integrada e, no Estado do Tocantins reúne a Secretaria da Segurança Pública (SSP/TO), Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Penal, Corpo de Bombeiro Militar, Guarda Metropolitana e Conselho Tutelar.
Denúncias
Os casos de denúnicias que envolvam abuso infantil, podem ser realizados por meio do Disque 100, pelo canla Ouvidoria da Mulher (180), ou ainda, de forma prencial em qualquer Delegacia de Polícia Civil do Estado do Tocantins.
Rogério de Oliveira/Governo do Tocantins
(SECOM)