Novo Indicador de Desenvolvimento Municipal é apresentado a membros do TCETO
5 Visualizações
Publicado: 5 de junho de 2024 – Última Alteração: 5 de junho de 2024
Ferramenta visa aprimorar o controle e a administração pública no Tocantins
Nesta quarta-feira, 5 de junho, aconteceu na sala de reuniões da presidência do Tribunal de Contas do Tocantins (TCETO) uma apresentação sobre o Indicador de Desenvolvimento Municipal, conduzida pelo conselheiro membro do Instituto Rui Barbosa, Sebastião Helvécio Ramos de Castro. O evento destacou a importância da nova ferramenta para o monitoramento do desenvolvimento nos municípios tocantinenses.
“É com muita alegria que nós tivemos aqui no Tribunal de Contas do Estado de Tocantins para apresentar o Indicador de Desenvolvimento Municipal. É uma ferramenta que traz para a pauta do controle o monitoramento do desenvolvimento. Ele, na verdade, é um complemento ao que nós já praticamos desde 2013, com o índice da efetividade da gestão municipal, já consagrado aqui no Tribunal do Tocantins desde 2015, e que agora a gente teve essa oportunidade de fazer de uma forma mais alargada, observando como ocorre o desenvolvimento nos municípios,” afirmou Sebastião Helvécio.
A nova ferramenta é vista como um instrumento imediato de aplicação, com expectativas de ser homologada na Assembleia Geral do Instituto Rui Barbosa (IRB) até o final do ano. A implementação do Indicador de Desenvolvimento Municipal está prevista para o próximo ano, visando aprimorar o controle e a administração pública.
“Em última análise, a maior beneficiária desta iniciativa será a população, que poderá perceber a melhor utilização do gasto público nas cidades onde vive, promovendo um desenvolvimento municipal mais eficaz e transparente”, pontuou o conselheiro.
Participaram da reunião o presidente do TCETO, conselheiro André Luiz de Matos Gonçalves; conselheiro corregedor, Severiano Costandrade; os conselheiros José Wagner Praxedes e Napoleão de Souza Luz Sobrinho; a conselheira Doris de Miranda Coutinho; o conselheiro Manoel Pires dos Santos; o procurador de contas José Roberto Torres Gomes; o presidente do Tribunal de Contas de Portugal, juiz conselheiro José F. F. Tavares; a coordenadora da Coordenadoria de Auditorias Especiais do TCETO, Lígia Cássia Braga; diretor-técnico do Sebrae/TO, Rogério Ramos.