Após retorno das consultas do Programa de Cirurgias Bariátricas, no Hospital Regional de Araguaína (HRA), os dois primeiros procedimentos cirúrgicos foram realizados nesta sexta-feira, 17. A retomada da assistência na região norte do Estado se deu após a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) contratar médicos especialistas.
Na primeira etapa da retomada, 29 pacientes estão realizando consultas de avaliação pré-operatórias, para os médicos avaliarem se estão aptos a realizar o procedimento. Além das consultas de avaliação, as de pós-operatório também acontecem no Centro de Alta Complexidade/Ambulatório/HRA.
“Hoje os dois procedimentos cirúrgicos vão concretizar a retomada do programa da cirurgia bariátrica, que iniciou no começo do mês os atendimentos. Para os pacientes, eu sei que é uma alegria imensa, porque é uma qualidade melhor para eles, porque a doença, a obesidade, ocasiona problemas de saúde como por exemplo, a diabetes e associados. Então o procedimento cirúrgico vem para ajudar bastante, diminuindo ou até acabando mesmo a parte de alguns tipos de doenças que possam complicar”, afirmou o especialista do aparelho digestivo, Thiago Batista de Freitas, que realiza os procedimentos juntamente com o médico José Thiago Carvalho.
Para Antônia Pereira da Silva é a realização de um sonho. “Eu tenho muitos problemas de saúde e não posso mais trabalhar por causa da obesidade, nem andar consigo direito. Estou ansiosa e feliz, muitas pessoas falaram para eu desistir porque estava demorando, mas eu persisti e hoje chegou minha vez”.
Todos os pacientes são acompanhados por uma equipe multiprofissional do pré ao pós-operatório, auxiliando no processo de recuperação.
Gláucia Mendes/Governo do Tocantins
(SECOM)