Com os investimentos estratégicos com Governo do Tocanitns, em equipamentos, valorização de servidores, contratação de pessoal e ampliação de leitos, o Hospital Regional de Paraíso (HRPT) realizou 800 cirurgias ortopédicas, de janeiro a outubro de 2024. Os procedimentos têm transformado a vida da população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS), na região do Cantão.
Thiago Nunes Mesquita, de 38 anos, um dos pacientes beneficiados, compartilhou sua experiência após um grave acidente de trânsito. “É muita gratidão por ser um milagre, depois de tudo estar aqui e poder sonhar em voltar para casa para minha família. Gratidão pelos profissionais que puderam fazer o melhor pela minha vida. Deus abençoe cada um de vocês.”
Outro paciente atendido foi Ivan Coelho de Oliveira, de Lagoa da Confusão, e afirmou que, “hoje, estou com seis meses do meu acidente e quatro meses da cirurgia. Ainda vivendo o processo de recuperação, que tem sido dia após dia, mas também um sucesso. Tive uma boa equipe médica que me assistiu desde a entrada no HRPT até os dias atuais, durante as consultas de retorno. Dia 06 de novembro irei tirar os ferros, agora fisioterapia e voltar a vida normal. Digo que essa atenção e cuidado refletiram muito durante todo esse processo de avanços que tenho vivido. Sou muito grato por todo o cuidado e atenção que me foram e continuam sendo dedicados durante esses meses de tratamento ortopédico,” compartilhou Ivan.
O ortopedista Ricardo Rezek Rodrigues, especialista em cirurgias de mãos, destacou a importância dos procedimentos especializados na unidade. “É uma satisfação poder oferecer tratamentos de ponta que melhoram a funcionalidade e qualidade de vida dos pacientes. Ver a recuperação dos movimentos de mãos e dedos em nossos pacientes é o maior indicador do impacto positivo do nosso trabalho”.
A unidade também faz tratamentos de alongamento ósseo e segundo o especialista, Allan Park, “o processo de alongamento ósseo requer técnicas avançadas e muita atenção aos detalhes para garantir a segurança e eficácia. Com a estrutura que o HRPT oferece, conseguimos proporcionar aos pacientes uma recuperação plena, algo que antes seria acessível apenas em grandes centros”.
Para o diretor-geral do HRPT, Diego Segger, “esta conquista histórica é o reflexo da dedicação das equipes de saúde e do alto nível dos cirurgiões ortopédicos do hospital. Alcançar essa marca só foi possível graças aos investimentos do Governo do Tocantins, ao empenho contínuo e ao profissionalismo dos nossos médicos e equipes de apoio. Eles têm sido incansáveis na busca pela excelência e no atendimento aos pacientes, sempre colocando o bem-estar e a qualidade de vida dos tocantinenses como prioridade”.
Leydiane Lima-Governo do Tocantins
(SECOM)