Para alinhar o fluxo dos principais hospitais regionais e garantir melhor assistência ao paciente de Acidente Vascular Cerebral (AVC), equipes do Hospital Geral de Palmas (HGP) e dos hospitais regionais de Porto Nacional, Paraíso (HRPT) e Miracema (HRM) realizaram na última semana, encontro, com o suporte do projeto internacional Angels.
Segundo a médica neurologista, responsável técnica pela linha de cuidados do AVC, Priscila Leite, “o alinhamento é importante para que o paciente tenha o tratamento adequado. Temos visto que a maioria dos pacientes estão perdendo a janela de oportunidade de tratamento (chegando em menos de quatro ou cinco horas do início dos sintomas), por não estarem sendo colocados no fluxo vaga zero, o que acaba atrasando e prejudicando o tratamento”.
Na ocasião também foi informado aos gestores sobre o treinamento in loco que vai acontecer na semana do dia 11 ao dia 15 de março, com toda a equipe dos hospitais regionais, e com o suporte da iniciativa Angels.
HGP como referência
O acidente Vascular Cerebral (AVC) é uma das maiores causas de morte e de incapacidade adquirida em todo o mundo e o tempo é fator relevante, quanto mais rápido o atendimento, maiores são as chances de recuperação. O HGP se tornou referência no Tocantins, em atendimento a usuários desta patologia.
O HGP dispõe da Unidade de Cuidados Agudos do AVC (U-AVC) com uma equipe multidisciplinar treinada para melhor atender o paciente e prestar assistência contínua ininterrupta (24 horas), além de realizar procedimentos com o uso de trombolítico, conforme protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas.
Sobre o programa
O programa Angels qualifica centros de saúde de acordo com os padrões mundiais de qualidade no atendimento. Ele oferece ferramentas que identificam oportunidades de melhoria nos processos internos, suporte para implementação e gerenciamento de protocolos, treinamento e capacitação para todas as áreas envolvidas na assistência ao AVC, bem como materiais para conscientização dos pacientes.
Revisão Textual: Aldenes Lima/Governo do Tocantins