Várias pessoas foram feitas reféns na manhã deste sábado, dia 30 de março, num café na cidade de Ede, no leste Holanda. Cerca de duas horas depois, todos os reféns foram libertados e o suspeito foi detido.
“O último refém acaba de ser libertado. Uma pessoa foi presa, não podemos dar mais informações no momento”, escreveu a polícia numa publicação na rede social X (antigo Twitter), afirmando que, por agora, não podem “compartilhar mais informações” sobre o caso.
Anteriormente, três pessoas deixaram o bar. Uma quarta pessoa foi libertada pouco antes de o suspeito ser preso.
Jornalistas presentes no local disseram que um homem saiu da boate com as mãos para cima e foi detido e colocado em uma viatura da polícia, informou a agência de notícias Reuters.
Update Ede: Zojuist is de laatste gegijzelde vrijgelaten. Er is één persoon aangehouden. Meer informatie kunnen we op dit moment nog niet delen. ^AM
— Politie Gelderland (@POL_Gelderland) March 30, 2024Após o alerta de que um homem armado e com explosivos fez reféns no bar local Petticoat, várias unidades especiais da polícia foram enviadas para o local do incidente, revelou a agência Reuters.
A polícia holandesa evacuou pelo menos 150 habitações ao redor do local e criou um perímetro de segurança, segundo um comunicado.
Pelas 10h30 (6h45 no horário de Brasília), a polícia anunciou a libertação de “três reféns”. O momento ficou gravado em vídeo.
Foi ainda pedido à população que se mantivesse afastada do local. A polícia local anunciou ainda que “não há qualquer indicação de motivações terroristas” nesta ação.
️Hostage Situation in Netherlands – Bomb Squad Deployed
A masked individual has reportedly taken five hostages in a cafe or bar in the central town of Ede.
Video circulating online shows police using a robot to investigate the scene, with the suspect allegedly claiming to have… pic.twitter.com/HoxbChw0M3
— RT_India (@RT_India_news) March 30, 2024[Notícia em atualização]
Leia Também: Vídeo: Luta entre macacos rivais na Tailândia viraliza na internet