Ela chegou! Já está em “estágio probatório” a mais nova integrante do Judiciário tocantinense! Ana, personagem virtual que integra a ferramenta de acessibilidade Rybená. Com características definidas a partir de uma pesquisa online realizada pelo Centro de Comunicação (Cecom) do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), a Ana já pode ser acessada nos sites do TJTO e Corregedoria Geral da Justiça. O sistema inicia seu período de testes e consolidação como nova guia de navegação acessível no portal da instituição.
Clique aqui e saiba mais sobre a escolha da personagem!
Fruto da inteligência artificial a serviço da acessibilidade, Ana foi desenvolvida para atuar no Rybená, um novo e completo software adquirido pelo TJTO que, além de fazer a tradução de todo o conteúdo do site em Língua Brasileira de Sinais (Libras), também traz novas funcionalidades como, por exemplo, a reprodução de conteúdo escrito em áudio, facilitando o acesso de pessoas com deficiência visual.
Pioneirismo
Vanguarda é palavra chave no Judiciário tocantinense, que segue inovando ao se tornar o primeiro tribunal estadual do país a oferecer este tipo de serviço, completo e garantindo o acesso a uma Justiça mais inclusiva e próxima da sociedade!
A nova integrante do Poder Judiciário já foi bem recebida pela presidente do TJTO, a desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe. “Damos boas-vindas à Ana, que traz ao Poder Judiciário do Tocantins mais acessibilidade e inclusão. Elaborada de forma participativa, a Ana vai atuar pertinho do cidadão e cidadã que precisa da Justiça, de modo a facilitar o acesso e atendimento de todos e todas”. Afirmou, ressaltando o trabalho da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do Poder Judiciário do Tocantins, presidida pelo desembargador Pedro Nelson de Miranda Coutinho.
“A Justiça é para todos e todas, sem distinção, e por meio da Comissão de Acessibilidade, desenvolvemos várias ações e projetos que reforçam essa garantia constitucional a quem mais precisa”, disse a presidente do TJTO.
Passo a Passo
Para conhecer a Ana e os serviços do Rybená, basta acessar o portal do TJTO pelo endereço www.tjto.jus.br. Em seguida, no canto esquerdo da tela, clicar nos seguintes ícones: Libras; Voz; e +Acessibilidade.
Membra da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão (CPAI), a servidora Patricia Idehara, destaca que, além de tradução em Libras e reprodução de conteúdo textual em aúdio, Ana também vai disponibilizar recursos acessíveis à pessoas com baixa visão, dislexia e pessoas idosas. “Ana vai melhorar o acesso de todas e todos na internet. Incluindo também pessoas analfabetas ou em fase de alfabetização, baixo letramento e pessoas com TDAH. O TJTO está dando um grande passo rumo à inclusão, pois oferece uma tecnologia que está em conformidade com as normas dos padrões internacionais de acessibilidade digital”, disse.
A Diretoria de Tecnologia da Informação (Dtinf) é a unidade setorial responsável pela gestão do contrato e fiscalização técnica do Rybená no TJTO. E de acordo com o servidor da Dtinf, Vicente Hercílio Andrade, “essa nova tecnologia também será disponibilizada nos sites da Corregedoria Geral da Justiça (CGJUS) e da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT)”, lembrou.
Rybená
O software Rybená é um conjunto de ferramentas focado na acessibilidade e tradução de conteúdos de sites para pessoas com deficiência auditiva ou visual. Nele estão presentes diversas funções que permitem o acesso fácil e navegação simplificada, como recursos de libras e a sonorização automática de textos em português, inglês e espanhol. Além disso, recursos extras de leitura como contraste de cores, destaque de links, alteração do tipo de fonte, tamanho ou espaçamento, guia de leitura e contraste de cores.
Esse conjunto reforça não só o compromisso do Poder Judiciário com a inclusão, mas também a importância de termos ambientes adaptados para atender todos os tipos de público, tanto no âmbito virtual, quanto em qualquer outra área social.