Na reunião são apresentados os resultados dos trabalhos desenvolvidos ao longo do ano e o alinhamento de estratégias entre coordenadores estaduais e municipais de capitais para apresentar inovações e lançamento de insumos que poderão entrar na Rede Nacional de Prevenção ao HIV/Aids e Outras Infecções Sexualmente Transmissíveis, além de reforçar a necessidade da inclusão da sociedade civil no diálogo para elaboração de políticas públicas eficazes.
“Esta reunião é importante para que fiquemos atualizados sobre as intencionalidades, e planejamento do Ministério da Saúde para desenvolver no ano seguinte, sobretudo a respeito das diretrizes nacionais para a eliminação da AIDS e do HIV como problema de saúde pública até 2030. Essas diretrizes serão disparadas para municípios e estados onde irão nortear todas as ações, todo o planejamento que precisa ser posto em prática voltado à assistência das pessoas vivendo com HIV e Aids”, destaca o gerente de Doenças Transmissíveis da SES-TO, Francisco das Chagas Teixeira Neto.
Segundo a coordenadora da Área Técnica de Doenças Infectocontagiosas da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) de Palmas, Carolina Freitas do Carmo Rodrigues, “para estado e município estar nesta reunião, é de extrema importância para que a gente possa planejar em conjunto as ações estratégicas pensando na característica da população que a gente atende. A construção coletiva de um plano de enfrentamento de forma tripartite fortalece as ações e dá embasamento para que a gente possa ter sucesso nas ações propostas e construídas em conjunto”.
Casos registrados
No Tocantins, dados parciais do Sistema de Informações de Agravos de Notificação (SINAN) e da Ferramenta de Tabulação de Dados (TABWIN) do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS) apontam que de janeiro a novembro foram notificados 68 casos de Aids e 356 casos de HIV.
Testes e preservativos
A SES-TO distribui para todos os municípios do Tocantins, preservativos para a realização das ações de prevenção às DST/Aids e testes rápidos para diagnóstico durante todo ano e intensifica as ações no período de carnaval. Ao todo já foram disponibilizados de janeiro a novembro 1.615.248 preservativos masculinos, 54.350 femininos e 536.524 géis lubrificantes.