Sendo um defensor de portadores Transtorno de Espectro Autista desde o início do seu mandato, o vereador Matheus Mariano (UB), apresentou na última sexta-feira (19), uma importante propositura na Câmara Municipal, solicitando à Secretaria de Saúde a ampliação dos serviços oferecidos pela Clínica Escola Mundo Autista.
Matheus ressaltou a necessidade premente desse aumento de atendimentos, especialmente para aquelas crianças que acabaram de receber o diagnóstico de TEA e estão enfrentando dificuldades para acessar os serviços municipais. Ele enfatizou que o acesso a tratamentos especializados é fundamental para o desenvolvimento saudável dessas crianças, que requerem cuidados contínuos e específicos.
O vereador destacou a importância de diversas especialidades, como Fonoaudiologia, Psicomotricidade, Terapia Ocupacional, Musicalidade e Nutrição, além do método ABA (traduzido para o português, Análise do Comportamento Aplicada), para garantir um desenvolvimento eficaz e minimizar o sofrimento ao longo da vida.
Além de suas iniciativas legislativas, Matheus Mariano também destinou recursos através de emendas parlamentares, para a reforma, ampliação e equitação da clínica, demonstrando seu compromisso prático com a causa.
Mariano é o autor da Lei Nº 3.352, que estabelece o prazo de validade indeterminado para laudos médicos que atestam o TEA, garantindo uma maior segurança jurídica e acesso contínuo aos serviços necessários.
“Considero-me defensor dos direitos das pessoas com TEA, e continuo lutando por melhorias que possam beneficiar essas pessoas e suas famílias, mantendo um comprometimento inabalável com essa importante causa social”, disse Matheus Mariano.