Servidores(as) da Central de Processamento Eletrônico de Feitos Judiciais de Primeiro Grau (CPE Norte), em Araguaína, participaram na tarde desta segunda-feira (17/6) de um treinamento virtual para uso do Robô Renajud (Sistema de Restrição Judicial de Veículos). A capacitação foi ministrada pela assessora técnica administrativa da Diretoria Judiciária (Dijud) – Suporte ao Eproc, Celma Barbosa.
O Robô Renajud é uma ferramenta para atuar na consulta e restrição de veículos e que já está em funcionamento na Comarca de Dianópolis. A execução é resultado de uma parceria com o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) e a implantação foi possível devido à padronização nacional do sistema processual Eproc. Foi projetado em parceria com a presidência do TJTO, as diretorias de Tecnologia da Informação, Judiciária e a Corregedoria-Geral da Justiça (CGJUS) e tem como objetivo eliminar etapas repetitivas.
A partir de uma certidão lançada nos autos e da inserção do processo em um localizador específico, o Robô faz a busca no Sistema Renajud e promove a restrição adequada, de acordo com as possibilidades disponíveis. Ele consulta ainda a tabela Fipe para ajudar o magistrado, magistrada a ter um valor base sobre o bem que deve ser objeto de restrição.
A implantação do Robô Renajud começou na Comarca de Dianópolis, como projeto piloto, e agora está expandido para outras Comarcas.
“Com a implantação do robô Renajud os(as) servidores(as) têm uma ferramenta que dispensa o uso de dois sistemas pra consultas e realizar restrições. Através de minutas, o(a) servidor(a) faz a movimentação, e no prazo máximo de 48 horas, o robô retorna as informações diretamente no processo, utilizando da automação de localizadores que otimizam a verificação do status de cada resposta juntada pelo próprio sistema. Com isso, otimiza-se o tempo gasto pelas rotinas realizadas pelos servidores das unidades judiciais que têm uma alta demanda no dia a dia”, explica a servidora Celma Barbosa.