O conselho é composto por membros da sociedade civil, representantes das empresas de rádio, televisão, imprensa e outros profissionais do setor
29/05/2024 – 16:35
Mário Agra / Câmara dos Deputados
Sessão do Congresso Nacional
O Congresso Nacional aprovou nesta quarta-feira (29) os nomes de quatro novos membros titulares e cinco suplentes do Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional.
Foram aprovados como titulares:
- Samir Nobre Maia, diretor-geral da Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel), para a vaga das empresas de televisão;
- Rafael Menin Soriano, presidente da Associação Nacional dos Editores de Revistas (Aner), para a vaga das empresas de imprensa escrita;
- Ana Flávia Cabral Souza Leite, vice-presidente executiva da Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), para a vaga da categoria profissional dos artistas;
- Angela Cignachi, do Instituto Brasileiro de Direito Eleitoral (Ibrade), para a vaga de representante da sociedade civil.
Foram aprovados como membros suplentes:
- João Camilo Júnior, chefe de Políticas Públicas e Assuntos Regulatórios do SBT, para a vaga das empresas de televisão;
- Júlio César Vinha, secretário-executivo de Relações Governamentais da Associação Nacional de Jornais (ANJ), para a vaga das empresas de imprensa escrita;
- Débora Duboc Garcia, atriz, para a vaga da categoria profissional dos artistas;
- Marcos Vinícius Bennett Ferreira, servidor do Senado, para a vaga da sociedade civil;
- Camila Leite Contri, coordenadora do Instituto de Defesa dos Consumidores (Idec), para a vaga da sociedade civil.
O Conselho
O Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional tem como atribuição a realização de estudos, pareceres, recomendações e outras solicitações que lhe forem encaminhadas pelo Congresso Nacional a respeito do tema da comunicação social no Brasil. O conselho é formado por nove membros titulares e mesmo número de suplentes.
Instituído pela Constituição de 1988, o conselho foi regulamentado em 1991 e é composto por membros da sociedade civil, representantes das empresas de rádio, televisão, imprensa escrita, engenheiros com notórios conhecimentos na área de comunicação social e representantes das categorias profissionais dos jornalistas, radialistas, artistas e profissionais de cinema e vídeo.
Reportagem – Tiago Miranda
Edição – Geórgia Moraes
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