Os sistemas Guandu e Acari, principais fornecedores de água tratada para a capital e municípios da Baixada Fluminense, tiveram a operação reduzida, após o forte temporal que afetou o estado do Rio de Janeiro, no fim de semana.
• Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo Telegram
• Assine a newsletter R7 em Ponto
Na tarde desta segunda-feira (15), o sistema Guandu, responsável por 80% do abastecimento da capital e da Baixada Fluminense, voltou a operar normalmente. No domingo (14), o funcionamento chegou a ser reduzido para 19%, quando foram detectadas alterações na qualidade da água captada no rio Guandu.
Já o Sistema Acari teve a operação paralisada no sábado (13). De acordo com a Cedae (Companhia Estadual de Águas e Esgotos), a medida emergencial foi adotada para controlar a qualidade da água. Algumas estações tiveram suas atividades retomadas no domingo.
Ainda na Baixada Fluminense, a operação da Estação de Tratamento de Água Japeri passou a operar com 50% no domingo, após ter ficado totalmente paralisada.
Concessionária pede para a população economizar água
Segundo a concessionária Águas do Rio, os municípios afetados são Rio de Janeiro (Centro e zonas Norte e Sul), Belford Roxo, Duque de Caxias, Japeri, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, Queimados e São João de Meriti.
Em nota, a concessionária orientou que a população economize água. “Neste período de grave impacto no abastecimento, a Águas do Rio orienta os seus clientes a fazer o uso consciente da água, adiando tarefas que demandem alto consumo, e reservando a água de cisternas e caixas d’água para atividades prioritárias. A empresa esclarece que o fornecimento será normalizado, de forma gradativa, após o restabelecimento integral da produção de água nos principais Sistemas Guandu e Acari, operados pela Cedae.”